Prêmio Boas Práticas de Gestão completa 23 anos.

Criado em 1988 com o nome de Melhores Programas de Assistência Social do Estado do Ceará,   o Prêmio que se chama hoje Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, está comemorando 23 anos de serviços prestados aos municípios e instituições cearenses, já tendo reconhecido o trabalho de mais de cem municípios e duas dezenas de orgãos como Unicef, Apdmce, Aprece, Secretaria Estadual de Assistência Social, Fiec, Fecomércio, Assembleia Legislativa.  

Na sua concepção original, o prêmio visa reconhecer o trabalho dos municipios que mais investem em projetos voltados para a população em estado de vulnerabilidade social, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais . Municipios que cumprem as normas emanadas pela  Lei de Responsabilidade Social- LOAS. Além dos  gestores e  secretários de assistência social, são homenageados assistentes sociais e outros profissionais indicados pelos próprios municipios. Algumas instituições e personalidades que apoiam os projetos sociais também são homenageadas. 

 A Revista Ceará e Municípios encara esse prêmio com muita seriedade, é o seu projeto de Responsabilidade Social. 

 Os critérios foram elaborados há 23 anos atrás,  por um grupo de assistentes sociais e técnicos da Associação das primeiras Damas( Apdmce) e Asociação dos  Prefeitos (Aprece ),  que todos os anos também são consultados pela editoria da Revista para indicarem os municipios a serem agraciados.

Ano passado diante da pandemia  da Covid-19, não realizamos a solenidade de entrega das Certificações  e esse ano , mais uma vez,  será feita  apenas uma sessão de  lforma virtual para que as homenagens não fiquem esquecidas.

 A parceria dos municipios sempre  é fundamental  não somente respondendo ao questionário de avaliação, como na concretização da Revista especial que é lançada com as ações de cada cidade, dando assim,  transparência nas escolhas.

Este ano a Revista traz na capa o governador Camilo Santana, o grande homenageado , que comanda com muita dedicação e zelo a pandemia em todo o Estado,  inclusive  na condução da vacinação e criação de uma vacina pela UECE  bem como, o secretário de Saúde do Estado Dr  Carlos Alberto Rodrigues  Martins e  a primeira dama  Onélia Santana que ampliou o atendimento às crianças do programa  Mais Infância Ceará ; a presidente da APDMCE, Sonia Fortaleza,  e o Presidente da Aprece,  Dr Júnior Castro que estão apoiando nas ações do Programa  Estadual Vacina Solidária nos municipios;  a  presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde- Cosems , Sayonara Cidade, na condução das ações de organização  dos municipios para recebimento  das vacinas onde contou também com o apoio do Unicef e Movimento das Mulheres do Brasil. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante também tem seus esforços reconhecidos na luta e enfrentamento ao Covid- 19,  com a doação de capacetes e respiradores  artificiais e o  Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão que comandou a aprovação de várias leis de enfrentamento ao Covid, criou o Núcleo de Saúde Mental e o  Pacto contra o Coronavirus. 

Também receberão Certificados de Boas Práticas de Gestão no período da  pandemia, os municipios que responderam ao questionário de  avaliação de ações :   Fortaleza, Sobral, Redenção, Aquiraz, Eusébio, Maracanaú, Maranguape, Tauá, Quiterianópolis, Quixadá,Senador Pompeu, Marco, Hidrolândia, Várzea Alegre, Canindé, Camocim, São Benedito, Guaramiranga, Aracoiaba,  Caucaia, Ipueiras, Acopiara., Cedro.

Esperamos  dessa forma, estarmos contribuindo e incentivando as boas práticas de gestão na saúde e assistência social do Estado especialmente no período da pandemia. 

Silvana Ximenes Gomes Frota 

Editora da Revista Ceará e Municipios e Criadora do Prêmio Boas Práticas de Gestão 

@silvanafrota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *