POBREZA MENSTRUAL É O TEMA CENTRAL DO PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO.
A POBREZA MENSTRUAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA, PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES ADOLESCENTES É O TEMA CENTRAL DO PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DESSA SEMANA. O ASSUNTO É POUCO COMENTADO OU DISCUTIDO, MAS VEIO A TONA ESSE ANO, APÓS UMA PESQUISA DO IBGE INDICANDO QUE A CADA ANO, CERCA DE 1,4,MILHÃO DE BRASILEIRAS COMPLETAM 13 ANOS, QUANDO PROVAVELMENTE TEM A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO.
MAS , A POBREZA MENSTRUAL ENVOLVE OUTROS FATORES COMO POR EXEMPLO, A FALTA DE CONHECIMENTO, PROBLEMAS DE SAÚDE COMO ALERGIAS , INFECÇÕES URIGENITAIS, PROBLEMAS DE ORDEM EMOCIONAL , POR ISSO NÓS VAMOS OUVIR TAMBÉM O MÉDICO GINECOLOGISTA CARLOS ALBERTO E SELMA MACHADO, QUE TRABALHA COM TERAPIA SISTÊMICA , AMBOS DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
O RELATÓRIO DO IBGE E DO UNICEF DIZ AINDA QUE , 713 MIL MENINAS VIVEM SEM ACESSO A BANHEIRO OU CHUVEIRO. 4 MILHÕES NÃO TÊM ACESSO A ITENS MÍNIMOS DE CUIDADOS MENSTRUAIS NAS ESCOLAS- 900 MIL MENINAS BRASILEIRAS NÃO TÊM ACESSO Á ÁGUA CANALIZADA EM SEUS DOMICÍLIOS NO BRASIL 01 EM CADA 4 MULHERES JÁ FALTOU A AULA POR NÃO PODER COMPRAR ABSORVENTES ;ESTUDANTES MULHERES PERDEM CERCA DE 45 DIAS LETIVOS POR ANO POR CAUSA DA FALTA DE ABSORVENTES.
PENSANDO NISSO, A DEPUTADA ESTADUAL AUGUSTA BRITO, ( PCdo B) PROCURADORA ESPECIAL DA MULHER NA ASSEMBLEIA , APRESENTOU TRÊS PROJETOS , UM DELES – O PROJETO DE INDICAÇÃO DE NÚMERO 58/2021 JÁ APROVADO INCLUE A DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS ÀS PESSOAS CARENTES NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE – UPAS E NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O OUTRO PROJETO TRATA DA CRIAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA POBREZA MENSTRUAL NO CEARÁ, COM A INTENÇÃO DE AMPLIAR E PROMOVER O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE , HIGIENE E PRODUTOS MENSTRUAIS.
JÁ A DEPUTADA ÉRIKA AMORIM,( PSD) TERCEIRA SECRETÁRIA DA MESA DIRETORA, É CO- AUTORA DO TERCEIRO PROJETO DA DEPUTADA AUGUSTA BRITO, QUE INCLUE OS ABSORVENTES HIGIÊNICOS NA CESTA BÁSICA COMERCIALIZADA NO CEARÁ.
E AINDA NO QUADRO O QUE ELAS FAZEM NO PARLAMENTO, A DEPUTADA ADERLANIA NORONHA ( SD) DESTACOU NAS SUAS REDES SOCIAIS A CRIAÇÃO PELO GOVERNADOR CAMILO SANTANA DA CASA DE CUIDADOS DO CEARÁ PARA ATENDER PACIENTES QUE PRECISAM DE MAIORES CUIDADOS PÓS – COVID,19. OFERECENDO ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR EM REGIME DE HOTELARIA. ELA FAZ QUESTÃO DE ASSINALAR QUE ESSA É MAIS UMA IMPORTANTE INICIATIVA DO GOVERNO CEARENSE.
A ESTUDANTE DANDARA SANTOS , DO COLETIVO- CADÊ O MODESS ?. TAMBÉM PARTICIPA DO PROGRAMA, FALANDO SOBRE OS OBJETIVOS DESSE COLETIVO E SOBRE AS NECESSIDADES DAS MENINAS ESTUDANTES. ESSE COLETIVO TEM ATUALMENTE 15 MENINAS ATUANDO EM BUSCA DE AJUDA PARA ADOLESCENTES CARENTES E JÁ APRESENTA ALGUNS RESULTADOS CONCRETOS.
SENSIBILIZADAS COM A PROBLEMÁTICA, SEMANA PASSADA, UM GRUPO DE MULHERES DO LIONS CLUBE FORTALEZA IRACEMA , FEZ UMA DOAÇÃO DE MAIS MIL ABSORVENTES HIGIÊNICOS PARA UMA ASSOCIAÇÃO QUE ACOLHE MORADORES DE RUA. A SECRETARIA DE MULHERES DO PT, TAMBÉM ESTÁ EM CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS PARA MULHERES EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.CONFIRA OS LOCAIS PARA DOAÇÃO DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS E MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL EM OITO BAIRROS DE FORTALEZA :
SÃO GERARDO – Rua Professor Nogueira,71DIONISIO TORRES, Rua WAlter Bezerra Sá, 125JARDIM DAS OLIVEIRAS- desembargador Francisvi Barros Fontenele, 1540CENTRO – Rua 24 de maio,220-sala 13ALDEOTA- Rua Sabino Pires, no 06Bairro de FÁTIMA- Rua Dr. Ratisbona, 127
NO FINAL DO PROGRAMA, VOCÊ COMPARTILHA UMA HOMENAGEM AOS 3 ANOS DE CRIAÇÃO DA CASA DA MULHER BRASILEIRA, E UM DEPOIMENTO DA COORDENADORA DARCIANE BARRETO .
TUDO ISSO VOCÊ ASSISTE NO MULHERES NO PARLAMENTO QUE VAI AO AR NESTA QUINTA- FEIRA, AS 20h30 MIN, COM REPRISE NO DOMINGO, ÀS 18 HS , NA TV ASSEMBLEIA CANAL 31.1. COM PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA JORNALISTA SILVANA FROTA E EDIÇÃO, DE SAMUEL CAMPOS.