POBREZA MENSTRUAL É O TEMA CENTRAL DO PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO.

A POBREZA MENSTRUAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA VIDA, PRINCIPALMENTE DE ESTUDANTES ADOLESCENTES É O TEMA  CENTRAL DO PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DESSA SEMANA. O ASSUNTO É POUCO COMENTADO  OU DISCUTIDO, MAS VEIO A TONA ESSE ANO, APÓS UMA PESQUISA DO IBGE INDICANDO QUE A  CADA  ANO, CERCA DE 1,4,MILHÃO  DE BRASILEIRAS COMPLETAM 13 ANOS, QUANDO PROVAVELMENTE TEM A PRIMEIRA MENSTRUAÇÃO.
MAS , A POBREZA MENSTRUAL ENVOLVE OUTROS FATORES COMO POR EXEMPLO, A FALTA DE CONHECIMENTO, PROBLEMAS DE  SAÚDE COMO ALERGIAS , INFECÇÕES URIGENITAIS, PROBLEMAS  DE ORDEM EMOCIONAL , POR ISSO NÓS   VAMOS OUVIR TAMBÉM O   MÉDICO GINECOLOGISTA   CARLOS ALBERTO E SELMA MACHADO, QUE TRABALHA  COM TERAPIA SISTÊMICA , AMBOS DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA.
O RELATÓRIO DO IBGE E DO UNICEF  DIZ AINDA QUE , 713 MIL MENINAS VIVEM SEM ACESSO  A BANHEIRO OU CHUVEIRO.   4 MILHÕES NÃO TÊM  ACESSO A ITENS MÍNIMOS DE CUIDADOS MENSTRUAIS NAS ESCOLAS- 900 MIL MENINAS BRASILEIRAS NÃO TÊM ACESSO Á ÁGUA CANALIZADA EM SEUS DOMICÍLIOS NO BRASIL 01 EM CADA 4 MULHERES JÁ FALTOU A AULA POR NÃO PODER COMPRAR ABSORVENTES ;ESTUDANTES MULHERES PERDEM CERCA DE 45 DIAS LETIVOS POR ANO POR CAUSA DA FALTA DE ABSORVENTES.
PENSANDO NISSO,  A DEPUTADA ESTADUAL AUGUSTA  BRITO, ( PCdo B) PROCURADORA ESPECIAL DA MULHER NA ASSEMBLEIA , APRESENTOU  TRÊS PROJETOS , UM DELES – O PROJETO DE INDICAÇÃO DE  NÚMERO  58/2021 JÁ APROVADO  INCLUE A  DISTRIBUIÇÃO DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS ÀS  PESSOAS CARENTES NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE  – UPAS E NAS ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO. O OUTRO PROJETO TRATA DA CRIAÇÃO DA SEMANA ESTADUAL DA POBREZA MENSTRUAL NO CEARÁ, COM A INTENÇÃO DE AMPLIAR E PROMOVER O ACESSO ÀS INFORMAÇÕES SOBRE SAÚDE , HIGIENE E PRODUTOS MENSTRUAIS.
JÁ A  DEPUTADA ÉRIKA AMORIM,( PSD)  TERCEIRA SECRETÁRIA DA MESA DIRETORA,  É  CO- AUTORA DO TERCEIRO   PROJETO DA  DEPUTADA AUGUSTA BRITO, QUE INCLUE OS ABSORVENTES HIGIÊNICOS NA CESTA BÁSICA COMERCIALIZADA NO CEARÁ.
E AINDA NO QUADRO O QUE ELAS FAZEM NO PARLAMENTO, A DEPUTADA ADERLANIA NORONHA ( SD) DESTACOU NAS SUAS  REDES SOCIAIS  A CRIAÇÃO  PELO GOVERNADOR CAMILO SANTANA  DA CASA DE CUIDADOS  DO CEARÁ  PARA ATENDER PACIENTES QUE PRECISAM DE MAIORES CUIDADOS PÓS – COVID,19.  OFERECENDO ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR  EM REGIME DE HOTELARIA. ELA  FAZ QUESTÃO DE ASSINALAR QUE ESSA É MAIS UMA IMPORTANTE INICIATIVA  DO GOVERNO CEARENSE.
A ESTUDANTE DANDARA  SANTOS , DO COLETIVO-  CADÊ O MODESS ?. TAMBÉM PARTICIPA DO PROGRAMA,  FALANDO SOBRE OS OBJETIVOS DESSE COLETIVO E  SOBRE AS NECESSIDADES DAS MENINAS ESTUDANTES. ESSE COLETIVO TEM ATUALMENTE 15 MENINAS ATUANDO EM BUSCA DE AJUDA PARA  ADOLESCENTES CARENTES E JÁ APRESENTA ALGUNS RESULTADOS CONCRETOS.     
SENSIBILIZADAS COM A PROBLEMÁTICA, SEMANA PASSADA, UM GRUPO DE MULHERES DO LIONS CLUBE  FORTALEZA  IRACEMA , FEZ UMA DOAÇÃO DE MAIS MIL ABSORVENTES HIGIÊNICOS  PARA UMA ASSOCIAÇÃO QUE ACOLHE MORADORES DE RUA.  A SECRETARIA  DE MULHERES DO PT,  TAMBÉM ESTÁ EM CAMPANHA DE ARRECADAÇÃO  DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS PARA MULHERES  EM ESTADO DE VULNERABILIDADE SOCIAL.CONFIRA  OS LOCAIS PARA DOAÇÃO  DE ABSORVENTES HIGIÊNICOS E MATERIAL DE HIGIENE PESSOAL EM OITO BAIRROS DE FORTALEZA :
SÃO GERARDO – Rua Professor Nogueira,71DIONISIO TORRES, Rua  WAlter Bezerra Sá, 125JARDIM DAS OLIVEIRAS- desembargador Francisvi Barros Fontenele, 1540CENTRO – Rua 24 de maio,220-sala 13ALDEOTA- Rua Sabino Pires, no 06Bairro de FÁTIMA- Rua Dr. Ratisbona, 127
NO FINAL DO PROGRAMA,  VOCÊ COMPARTILHA UMA HOMENAGEM AOS 3 ANOS DE CRIAÇÃO DA CASA DA MULHER BRASILEIRA, E UM DEPOIMENTO DA COORDENADORA DARCIANE BARRETO .
TUDO ISSO VOCÊ  ASSISTE  NO MULHERES NO PARLAMENTO QUE VAI AO AR NESTA QUINTA- FEIRA, AS 20h30 MIN, COM REPRISE NO DOMINGO, ÀS 18 HS , NA TV ASSEMBLEIA CANAL 31.1. COM PRODUÇÃO E APRESENTAÇÃO DA JORNALISTA SILVANA  FROTA E EDIÇÃO, DE SAMUEL CAMPOS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *