Casa de Saúde da Mulher de Nova Russas atendeu mais de 6 mil mulheres em 2021.

A Casa da Saúde da Mulher de Nova Russas, uma unidade por onde a Secretaria de Saúde promove atendimentos especializados às mulheres do município, publicou o balanço de serviços ofertados em 2021. Foram, ao todo, 6.674 mulheres que receberam assistência médica na Casa, abrangendo diversas especialidades, incluindo obstetra, ginecologia, geriatria, psicologia, entre outros.

A professora Francisca Camelo foi uma das mulheres beneficiadas e elogia o atendimento e os diversos serviços ofertados pela unidade. “Acho maravilhoso o trabalho, porque fiquei encantada com a prévia que foi feita comigo. Logo na triagem elas perguntaram se eu queria acompanhamento psicológico, de nutricionista, e eu marquei todos esses atendimentos. Eu vejo uma grande demanda de assistência que está tendo”, afirmou a educadora.

No total, foram três especialidades que ofertaram mais de mil atendimentos durante o ano, sendo eles: enfermagem (1.990), exames citopatológicos (1.203), e de sinais vitais (1.303), que inclui a medição de temperatura, pressão arterial, frequência respiratória e frequência cardíaca.

Outra especialidade que recebeu destaque durante o ano foi a realização de mamografias. Foram 935 realizadas, uma quantidade que foi promovida durante a campanha do Outubro Rosa. Além disso, em parceria com o Sesc Saúde Mulher, a Prefeitura ofertou através da Casa de Saúde da Mulher a realização de exames citopatológicos e clínicos das mamas, onde foram beneficiadas mais de 2 mil mulheres.

“A aquisição do veículo já é uma iniciativa da prefeita Giordanna para desafogar uma demanda que já vinha reprimida, tanto de exames preventivos quanto de mamografias. É um complemento imenso, tanto para a Casa de Saúde da Mulher, quanto para os Postos de Saúde”, afirma a secretária de Saúde, Fran Bezerra.

Confira os números completos:

TOTAL DE 6.674 MULHERES ATENDIDAS NO ANO 2021.

OBSTETRA : 365

GINECOLOGISTA:430

GERIATRIA : 57

MASTOLOGIA: 44

ENFERMAGEM: 1.990

EXAMES CITOPATOLOGICOS: 1.203

FISIOTERAPIA PELVICA: 60

PSICOLOGIA: 623

NUTRIÇÃO: 585

TESTES RAPIDOS EM GESTANTE: 142

BIÓPSIA UTERINA: 13

SINAIS VITAIS: 1.303

COLPOSCOPIA: 16

CAUTERIZAÇÃO: 08

RETIRADA DE POLIPO: 04

INSERÇÃO DIU: 02

MAMOGRAFIAS: 935

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *