Saiba como declarar o Imposto de Renda fora do prazo.

A Receita Federal recebeu neste ano 34.168.166 milhões de declarações de Imposto de Renda, número superior ao ano anterior, quando foram entregues 31,9 milhões de declarações. Quem integra o grupo de contribuintes que  não declarou até o dia 31 de maio, deve estar atento a consequências  como multas e o CPF pendente de regularização, o que pode impedir a contratação de empréstimos, o processo de tirar passaportes, obter certidão negativa para venda ou aluguel de imóvel e até prestar concurso público até a regularização da situação.

Mesmo fora do prazo, o contribuinte que recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2020 necessita acertar  as contas com o Leão o quanto antes, estando sujeito ao pagamento de multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, de 20% do imposto devido. Para realizar o procedimento, basta baixar o Programa Gerador da Declaração 2021, preencher a declaração normalmente e entregá-la, conforme as regras válidas para quem declarou dentro do prazo.

Ao final do processo será gerada uma notificação do lançamento da multa por entrega fora do prazo, para que seja feito o pagamento. A multa tem 30 dias para ser paga. Após este prazo, começam a correr juros de mora (taxa Selic) e quem não realizar o pagamento dessa multa a tempo será penalizado. Caso a pessoa tenha Imposto a ser restituído, o valor da multa será debitado diretamente na restituição.

Os servidores que não entregaram dentro do prazo têm acesso a declaração de rendimentos no Portal do Servidor (https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/). Para acessá-la, basta efetuar o login e senha, clicar na aba Servidor, escolher o item DGP – Dec de Rendimentos e em seguida clicar no botão Enviar.

Saiba mais

O segundo  lote de restituições será pago no dia 30 de junho. Para saber  se sua declaração foi liberada, basta consultar o site da  Receita Federal pelo link https://bit.ly/3oLGGaA ou o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para os smartphones dos sistemas Android e iOS.

JB, com informações da Receita Federal

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829; Telefone: 85.3257.3032

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *