MUNICÍPIOSPOLÍTICASOCIEDADE

Tauá: Patrícia assina convênios para inclusão e combate à fome ao lado do ministro Wellington Dias e do presidente do BNB, Paulo Câmara.

Ações de combate à fome, inclusão da população inserida no cadastro único do Governo Federal (CAD Único) no mercado de trabalho, o estímulo ao 

empreendedorismo individual e coletivo, e a construção de oito novos CRAS em Tauá. Essas ações foram autorizadas nesta sexta-feira (21) em convênios assinados pela prefeita, Patrícia Aguiar; pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias; pelo presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Paulo Câmara; e pelo secretário de Relações Municipais, Artur Bruno, representando o governador Elmano de Freitas. 

Durante a visita ao município, eles conheceram a experiência do Tauá Solidário, que tem como objetivo promover a redução da desigualdade social, sob a perspectiva da emancipação humana do cidadão tauaense. “Ceará sempre foi pioneiro e vimos o Tauá Solidário, um case de sucesso. No fundo do meu coração fiquei muito impressionado com o que vi hoje em Tauá. Essa integração entre setor público e o privado para termos essa rede de proteção social. E o presidente Lula me disse para levar um abraço para a prefeita Patrícia. Queremos tirar de novo o Brasil do mapa da fome”, disse o ministro Wellington Dias. 

A prefeita Patrícia lembrou que o ministro Welington Dias e o presidente do BNB, Paulo Câmara, foram governadores de Estado (Piauí e Pernambuco, respectivamente) e têm um olhar diferenciado para o social. “O Tauá Solidário surgiu para atender de forma concreta e conjunta às pessoas em vulnerabilidade econômica e social. As pessoas querem a perspectiva de mudar de vida, e esse Programa está fazendo a transformação”, explicou a Prefeita. 

“Feliz em ver em Tauá que existem ações e políticas integradas para a população. E é isso que o presidente Lula quer que aconteça no Brasil. São ações como essas que fazem a diferença. Eu fui governador de Pernambuco por oito anos e sei quando uma cidade é bem cuidada. E Tauá é assim. Parabéns, Patrícia”, elogiou o presidente do BNB, Paulo Câmara.  O secretário de Relações Municipais, representando o governador Elmano de Freitas, Artur Bruno, ressaltou a integração entre município, Estado e União. “A gente fica muito impressionado com o resultado dessa parceria, comprovado por essa gestão tão bem-sucedida que é exemplo para o Ceará e para o Brasil”,  completou. 

O ex-vice-governador Domingos Filho destacou que após a pandemia os problemas sociais se agravaram e foi necessário buscar soluções para atender à população mais vulnerável. “É impossível fazer uma política revolucionária sem o apoio do poder local. O Tauá Solidário veio para ajudar as pessoas e trazer a emancipação humana”, destacou Domingos Filho. 

Foram assinados ainda protocolo de intenções entre empresas Melbros, Quinamuiú Indústria LTDA, a rede de supermercados Inhamuns e MDR para facilitar a inserção no mercado de trabalho para as pessoas inscritas no CAD Único.

“Assinamos aqui uma ordem de serviço para a construção de mais oito CRAS para atender idosos, mulheres, crianças e adolescentes e portadores de deficiência. Conseguimos tirar o Tauá Solidário do papel e vimos uma cena que nos emocionou: a troca do cartão social pela carteira de trabalho. Acredito que esse Programa pode ser exemplo para todo o Brasil”, domingos Neto. 

A deputada estadual Gabriella Aguiar enfatizou a importância da parceria entre iniciativa privada e poder público. “Essa união se faz presente aqui, quando vemos que essa parceria traz oportunidades para a população, com ações de inclusão. Se dá certo em Tauá pode dar certo no Brasil”, disse Gabriella. 

“Tenho uma imensa satisfação de fazer parte do PSD, lado a lado com o governador Elmano, e saber que Tauá é referência em políticas públicas para a inclusão e combate à fome”, destacou o deputado federal Luiz Gastão. 

“A prefeita nos deu a oportunidade de nos capacitar e nos dar emprego. É a oportunidade de crescer como cidadã. Muito Obrigada”, comemorou Valdizia do nascimento, uma das beneficiárias que trocou o cartão social pela carteira de trabalho.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *