Maior programa da agricultura familiar de Quixadá, Campos da Esperança será lançado nesta quarta, 16.

O município de Quixadá vai lançar o que considera ser o maior programa de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar, o programa Campos da Esperança. A iniciativa vai permitir que agricultores tenham o processo de aragem de terras feita por equipamentos da Prefeitura sem que eles precisem pagar nada por isso.

A ação será coordenada pela Secretaria de Agricultura Familiar e Desenvolvimento Rural. A solenidade de lançamento acontece nesta quarta-feira, 16, a partir das 9h, na sede da secretaria, no espaço da Feira de Animais de Quixadá.

Entre as autoridades que confirmaram presença estão o prefeito do município, Ricardo Silveira, o vice-prefeito, Marcelo Ventura, e o presidente da Federação da Agricultura do Ceará, Amilcar Silveira.

Através do programa, cerca de 4 mil horas de trator serão disponibilizadas pela Secretaria para serem distribuídas entre famílias de agricultores dos distritos de Quixadá. O processo de aragem de terras será feito com custeio próprio, sem que o agricultor precise pagar nada pelo serviço.

A aragem de terras se constitui como um dos processos mais importantes no campo. É através dele que se prepara a terra para o plantio, devendo ser feito em um momento estratégico para que o período de chuvas contribua com o crescimento das leguminosas no campo, como feijão, jerimum e milho.

Por possuir muitos distritos, o campo ainda se constitui como morada para muitas das cerca de 88 mil pessoas que residem em Quixadá, conforme o IBGE. Apesar deste considerável dado, a ausência de políticas de incentivo e fortalecimento da agricultura familiar terminaram por comprometer o rendimento dessa atividade ao longo dos anos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *