EDIÇÕES

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA É RECONHECIDA PELAS BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA PANDEMIA.

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, teve sua atuação reconhecida no Prêmio Boas Práticas de Gestão durante a pandemia, pela Revista Ceará e Municipios. A solenidade de certificação foi  durante uma sessão virtual com a participação de prefeitos, secretários de assistência social, dirigentes de entidades   como o presidente da Fiec, da Associação dos Prefeitos do Ceará, Associação das Primeiras Damas, Colegiado  de Gestores da Assistência Social e Conselho de Secretários Municipais de Saúde.
O  presidente da Assembleia Legislativa deputado Evandro Leitão não pode comparecer , sendo representado por , Rejane Sales , que é Coordenadora do Núcleo de Saúde Mental da Casa,  uma das ações implementadas durante a pandemia pelo Poder Legislativo, juntamente com  o Tele Saúde e o Núcleo de Responsabilidade Social. A Procuradoria Especial da Mulher também foi reestruturada para atender a demanda em várias áreas, voltadas para a promoção da igualdade de genero e , violência contra mulher ,  inclusive com a criação do Zap Delas, um Disque  denúncia .
Durante a sessão de premiação Rejane Sales disse que o  Núcleo de Saúde Mental, é uma inovação  que veio para ficar e foi criado pelo Departamento de Saúde e Assistência Social , justamente para atender a população que está passando por problemas de transtornos psicológicos ocasionados pela pandemia, mas que o mesmo será mantido, pois trata-se  também de um projeto dentro da parceria com o Ministério Publico ( Vidas Preservadas) ,  de prevenção ao suicídio e a depressão , defendido ja algum tempo  pelo presidente Evandro Leitão .
 Ela destacou ainda, o trabalho dos parlamentares na aprovação em tempo recorde de todas as leis encaminhadas pelo executivo relativas ao enfrentamento da pandemia e também,  a campanha de arrecadação de alimentos que contou com a adesão dos deputados e servidores da Casa. Rejane Sales lembrou ainda,  a campanha lançada recentemente pelo legislativo:  o  Pacto contra o CORONAVIRUS, em parceria com diversas entidades. A jornalista Silvana Frota, editora da Revista Ceará e Municipios, disse que a Assembleia não é apenas uma casa de  discussão e elaboração de leis,  ela tem projetos importantes   como o Nucleo de Saúde do Trabalhador.
NUCLEO DE SAÚDE DO TRABALHADOR 
O presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, deputado Evandro Leitão (PDT) promoveu, nesta quarta-feira (14/07), solenidade de instalação do Núcleo de Saúde do Trabalhador, do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Casa. Na oportunidade, ele lembrou que quando assumiu a chefia do Legislativo, já tinha como principal objetivo aproximar-se ainda mais da sociedade, humanizando os serviços prestados. A cerimônia se desenvolveu no salão nobre Alceu Coutinho do Poder Legislativo, com uma exposição sobre o Núcleo para diretores de órgãos que compõem a Casa.“Para que possamos humanizar os serviços de uma maneira geral, junto ao nosso público externo, temos que manter o nosso público interno motivado para realizar este trabalho de excelência. Para tanto, está sendo implantado o Núcleo de Saúde do Trabalhador da Assembleia. Este núcleo irá fazer um trabalho preventivo e de conscientização na saúde ocupacional”, acentuou Evandro Leitão.O presidente revelou ainda que a nova unidade fará um trabalho de prevenção junto aos colaboradores para que sejam evitadas doenças, bem como problemas de saúde, no futuro. “Nós, com isso, estamos motivando as pessoas, nossos servidores e colaboradores, para que possamos prestar um serviço cada vez melhor para a população cearense”, pontuou.O servidor como prioridadeA primeira-dama da Alece, Cristiane Leitão, idealizadora do Núcleo, também presente ao ato solene, disse que o setor já vem realizando ações, “visando principalmente o servidor, que é o nosso público interno”. Para ela, se faz necessário um olhar de cuidado para com todos para que se conscientizem da importância da prevenção na área de saúde.“Vamos fazer um trabalho muito ligado com a parte da ergonomia e do risco biológico. Temos um Departamento de Saúde e Assistência Social e iremos olhar com muito carinho, para fazer um trabalho preventivo, de forma que os nossos servidores não tenham nenhum problema de saúde, por conta do trabalho. O objetivo do Núcleo é humanizar e ter este olhar para o público interno”, explanou Cristiane Leitão.O diretor do DSAS, Luis Edson Sales, ressaltou que o Núcleo já deu início aos trabalhos. “Isso é muito importante, porque era uma atividade que carecia de ter um médico do Trabalho. É a área de Medicina que tem essa especialidade e que se preocupa com a saúde do trabalhador, que envolve o bem-estar físico e mental. Era uma antiga reivindicação dos servidores. Agora, todos os setores da Casa serão atendidos”, afirmou. O Núcleo tem em sua composição o médico Joaquim Sampaio Garcia Filho, que atua na área da Medicina do Trabalho.Também participaram da solenidade os deputados estaduais João Jaime (DEM), Fernando Santana (PT) Augusta Brito (PCdoB) e Fernanda Pessoa (PSDB).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *