PROGRAMA MULHERES NO PARLAMENTO DISCUTE EMPODERAMENTO FEMININO PELO MICROCRÉDITO.

POR QUE SERÁ  QUE AS MULHERES SÃO MAIS EMPREENDEDORAS DO QUE OS HOMENS?  ALÉM DE MAIS EMPREENDEDORAS, ELAS  SÃO TAMBÉM  MELHORES PAGADORASO EMPREENDEDORISMO  FEMININO CHEGOU  A 3O MILHÕES DE BRASILEIRAS E  VEM TRANSFORMANDO  AS RELAÇÕES SOCIAIS. QUANDO AS MULHERES ALCANÇAM AUTONOMIA  FINANCEIRA, NÃO PRECISAM MAIS SE SUBMETER A RELACIONAMENTOS ABUSIVOS.
O   TEMA DO PROGRAMA DESSA SEMANA  É  O  EMPODERAMENTO FEMININO  NO EMPREENDEDORISMO VIA MICROCRÉDITO . 
Dados da última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo IBGE, mostram que cerca de 9,3 milhões de mulheres estão à frente de negócios no Brasil e que, em 2018, elas já eram 34% dos “donos de negócio. No Período da pandemia esse número cresceu 40% . 
 PARA FALAR SOBRE ESSE ASSUNTO, NÓS  CONVIDAMOS  UMA DAS MAIORES  ESPECIALISTAS NO ASSUNTO , A DRA SILVANA  PARENTE, ECONOMISTA, MESTRE EM ECONOMIA  RURAL  E ESPECIALISTA E MICROFINANÇAS  PELA UNIVERSIDADE DE HARVARD. ATUALMENTE ESTÁ COMO DIRETORA DE ECONOMIA  POPULAR E SOLIDÁRIA  DA AGÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO DO ESTADO- ADECE .ELA  TEM UMA LONGA TRAJETÓRIA EM MICROCRÉDITO A PARTIR DO  BANCO DO NORDESTE  E VAI NOS  TRAZER  OS DETALHES SOBRE  UM NOVO PROGRAMA LANÇADO PELO  GOVERNO DO ESTADO- O  CEARÁ CREDI  , QUE VAI INJETAR INICIALMENTE, 100 MILHÕES NA ECONOMIA  CEARENSE E OFERECE ALÉM DO CRÉDITO  A  CAPACITAÇÃO E O  ACOMPANHAMENTO , ATRAVÉS DA CAPACITAÇÃO.AS INSCRIÇÕES PARA O PROGRAMA ESTÃO ABERTAS A PARTIR  DO DIA 20 DE MAIO E BENEFICIARÁ TAMBÉM  MULHERES EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL E  ENCAMINHADAS PELA CASA DA MULHER BRASILEIRA.  OS EMPRÉSTIMOS VÃO DE R$500 a R$ 15mil REAIS  E O AVAL É SOLIDÁRIO, OU SEJA SE DÁ ENTRE GRUPOS DE MICROEMPREENDEDORES. ESTE ANO, DEVIDO A PANDEMIA O GOVERNADOR CAMILO DISPENSOU OS JUROS.SEGUNDO SILVANA PARENTE, A EXPECTATIVA É ATENDER A 36 MIL EMPREENDEDORES E QUE ESTÃO SENDO IMPLANTADOS 36 POSTOS DE ATENDIMENTO E CONTRATADOS 96 AGENTES DE DESENVOLVIMENTO EM TODO O ESTADO.PARA SILVANA PARENTE AS MULHERES  INSPIRAM CONFIANÇA, RESPONSABILIDADE COM A FAMÍLIA, SÃO MAIS DEDICADAS E MAIS ESTUDIOSAS , POR ISSO FAZEM PARTE DO PÚBLICO- ALVO DO CEARÁ CREDI. 

 NA SEQUENCIA DO PROGRAMA, O SECRETARIO DE DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO DA PREFEITURA DE FORTALEZA, RODRIGO NOGUEIRA,  FALA DO PROJETO MULHERES EMPREENDEDORAS .
E PARA  COMPLETAR AS INFORMAÇÕES    A JORNALISTA SILVANA FROTA, PRODUTORA E APRESENTADORA DO PROGRAMA CONVERSOU TAMBÉM COM A  DOUTORA EM DIREITO CONSTITUCIONAL  NAS RELAÇÕES ECONÔMICAS,  ELIA DA COSTA FARIAS , QUE PUBLICOU UM LIVRO , INTITULADO  ” RECURSOS PÚBLICOS E MICROCRÉDITO”  ,   RESULTADO DE SUA TESE DE DOUTORADO NA UNIFOR.  ELIA COSTA , ALÉM DE MESTRE EM DIREITO CONSTITUCIONAL  É  Bacharela em Direito pela Universidade Federal do Ceará-UFC e Bacharela em Letras  Portugues×Francês pela Universidade Estadual do Ceará-UECE. Foi assessora de Desembargador na Corregedoria e no Tribunal de Justiça do Estado do Ceará. Professora de disciplinas de Direito, com ênfase em Direito Constitucional, Administrativo e empresarial.ELA INICIA  FALANDO   DO SEU LIVRO  E  SOBRE A ORIGEM DO MICROCRÉDITO QUE INCLUSIVE  TEM A MULHER COMO PROTAGONISTA DESSA   HISTÓRIA, NA CIDADE DE BANGLADESH. COMENTA AINDA SOBRE   O TÍTULO DA OBRA:  ” RECURSOS PÚBLICOS E MICROCRÉDITO” , NOS  FAZENDO   REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DO APOIO GOVERNAMENTAL A ESTA FAIXA DA POPULAÇÃO , MAS TAMBÉM DA IMPORTÂNCIA DE FAZER UM ACOMPANHAMENTO ” NÃO SOMENTE  DAR O PEIXE, MAS  ENSINAR A PESCAR  “.
 SEU LIVRO TEM 5 CAPÍTULOS E 360 PÁGINAS. O PRIMEIRO CAPITULO TRATA DO   QUE É O MICROCRÉDITO COMO INSTRUMENTO DE EMPODERAMENTO SOCIAL. ELA,  FEZ TAMBÉM  UMA  ANÁLISE SOBRE A SITUAÇÃO DO MICROCRÉDITO EM ALGUNS PAÍSES  DA  AMÉRICA DO SUL E OPINOU SOBRE  PROJETO CEARÁ CREDI  LANÇADO PELO GOVERNO DO ESTADO COMO MAIS UMA OPORTUNIDADE PARA AS MULHERES SE LANÇAREM COMO EMPREENDEDORAS OU AMPLIAREM SEUS NEGÓCIOS .ELA  ELOGIOU A CRIAÇÃO BÔNUS POR ADIMPLÊNCIA CONCEDIDO PELO CEARÁ CREDI QUE VAI PARA UMA CONTA POUPANÇA, CRIANDO A CULTURA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA. 

SERVIÇO Programa MULHERES NO PARLAMENTO , vai ai ar nesta quinta- feira às 20h30 min com reprise no domingo, às 18 Hs, pela TV Assembleia, canal 31.2 e canais por  assinatura. Produção e Apresentação: jornalista Silvana Frota

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *