Assembleia Legislativa autoriza criação do Centro Inclusivo para atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi).
A criação do Centro Inclusivo para Atendimento e Desenvolvimento Infantil (Ciadi), subordinado diretamente à Presidência da Assembleia Legislativa, foi proposto pela Mesa Diretora esta semana. A unidade objetiva atender crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Síndrome de Down.
Previsto no projeto de resolução de n°08/21, em tramitação na Assembleia, a proposição tem o objetivo ainda a ampliação dos serviços de saúde da Assembleia Legislativa, por meio do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS), a partir da criação da Célula de Psicopedagogia, com atuação na melhoria do processo de aprendizagem humana.
O presidente da Casa, deputado @evandroleitao (PDT), explicou que “a psicopedagogia tem como finalidade auxiliar os sujeitos e lidarem com suas dificuldades de aprendizado, compreenderem o processo do aprender e descobrirem suas capacidades e potenciais de resgatar autoestima e motivação para aprendizagem, bem como ajudar a acreditar que através de seu próprio esforço e capacidade podem aprender e se desenvolver”, ressaltou.
O deputado @audicmota (PSB), segundo secretário da Mesa Diretora, realçou a importância da iniciativa na Casa. “Tudo com a adoção de práticas terapêuticas norteadoras e profissionais das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Pedagogia, Psicologia, Psicomotricidade, Psicopedagogia e Terapia Ocupacional, que atuarão em conjunto”, assinalou.