Dia Mundial da Voz é celebrado nesta sexta-feira (16/04).

Nesta sexta-feira, 16 de abril, comemoramos o “Dia Mundial da Voz”. A data é uma oportunidade para promover a conscientização da população sobre a importância da voz para a promoção da saúde, sinais e sintomas de algumas doenças, bem como para auxiliar no encaminhamento adequado de problemas potenciais ou reais.

O Brasil é o segundo país no do mundo em incidência de câncer de laringe (que faz parte do aparelho fonador), com 15 mil casos diagnosticados por ano. Esse tipo de câncer é considerado um dos mais comuns a atingir a região da cabeça e pescoço, representando cerca de 25% dos tumores malignos que acometem a região do corpo.

A fonoaudióloga do Departamento de Saúde e Assistência Social (DSAS) da Assembleia Legislativa do Ceará, Maria Socorro Tavares Timbó, destaca que diariamente é importante termos cuidados preventivos para manter a saúde vocal, como beber bastante água ao longo do dia, descansar a voz após o uso excessivo, evitar o consumo de bebidas alcoólicas e cigarros e intensificar a hidratação em ambientes com ar condicionado, devido ao ressecamento das mucosas.

A profissional alerta que diante dos primeiros sintomas de alteração vocal, como cansaço, ardor ou dor ao falar, é necessário consultar um otorrinolaringologista e um fonoaudiólogo. “Fique atento aos pigarros constantes, rouquidões frequentes, tosses, falar em volume alto e gritos. Ao perceber qualquer alteração na voz, procure ajuda”, orienta.

O assunto é tema de vídeo em que a fonoaudióloga Maria Socorro Tavares Timbó trata do assunto, disponível no fim desta matéria. O vídeo é uma produção conjunta do Núcleo de Comunicação Interna da AL e DSAS, com o apoio da TV Assembleia.

Campanha institucional trata dos cuidados com a voz

O Departamento de Saúde e Assistência Social da Casa, por meio da Célula de Fonoaudiologia, promove neste mês a campanha institucional “Minha voz, minha identidade”, trazendo orientações sobre os cuidados com a voz, bem como dicas de saúde e bem-estar, por meio de depoimentos de especialistas.

A iniciativa se encerra na próxima terça-feira (20/04), com a realização de Webinar a partir das 16 horas, quando haverá palestra dos fonoaudiólogos Henrique Martins, Valéria Cavalcante e Socorro Timbó. O evento virtual contará com a participação da primeira-dama da Assembleia, a fonoaudióloga Cristiane Leitão, o diretor do DSAS, Luis Edson Sales, e a nova orientadora da Célula de Fonoaudiologia do Departamento, Saskya Vaz. O evento é direcionado a servidores e servidoras do Poder Legislativo.

JB, com Assessoria de Imprensa do DSAS

Núcleo de Comunicação Interna da AL

Email: comunicacaointerna@al.ce.gov.br

WhatsApp: 85.99147.6829

Página: https://portaldoservidor.al.ce.gov.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *