RETROSPECTIVA SENAR 2020.

MAIS  DE 6 MIL PESSOAS SÃO QUALIFICADAS  NO CAMPO PELO SENAR  DO CEARÁ   

 DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVIRUS, OS CURSOS PRESENCIAIS  DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL (FPS) E PROMOÇÃO SOCIAL (PS) , DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR-CE NO ANO DE 2020, FORAM SUSPENSOS DURANTE 05 (CINCO) MESES NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO, MAS FORAM SUBSTITUIDOS POR CURSOS ON- LINE, ATRAVÉS DE LIVES E WEBINAR.

 O SUPERINTENDENTE DO SENAR, SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVA, DISSE QUE APESAR DO ANO TER SIDO MUITO  DIFÍCIL, “CONSEGUIMOS NOS REINVENTAR”. EM MARÇO, AINDA FORAM REALIZADOS 28 CURSOS,  BENEFICIANDO 167 PRODUTORES RURAIS E A PARTIR DE AGOSTO ADOTAMOS O SISTEMA HIBRIDO, PRESENCIAL E ON LINE.  

  A DIRETORA TÉCNICA DO SENAR, KELLY CLAUDIO RESSALTA  QUE O SISTEMA   REALIZOU DE  FORMA ON LINE,  DIVERSAS WEBINAR  COM CAPACITAÇÕES SOBRE APICULTURA, FRUTICULTURA, BOVINOCULTURA, AGROINDÚSTRIA E TAMBÉM CURSOS  PARA OS  COORDENADORES DO PROGRAMA  AGRINHO.  O RESULTADO FOI A CAPACITAÇÃO DE CERCA DE 2 MIL E 500 PESSOAS ENTRE PRODUTORES E TÉCNICOS.  NO TOTAL FORAM QUALIFICADAS CERCA DE  6.500  MIL PESSOAS E A  PALAVRA NO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO ANO É “GRATIDÃO ” A TODA NOSSA EQUIPE QUE CONSEGUIU AUMENTAR A META DE ATENDIMENTO, DISSE, KELLY CLAÚDIO.

OS CURSOS MAIS DEMANDADOS EM MARÇO FORAM NA ÁREA DE FPR: TRABALHADOR NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATADORES AGRÍCOLAS, TRABALHADOR NA DOMA RACIONAL, TRABALHADOR NA AVICULTURA, TRABALHADOR NA APICULTURA, TRABALHADOR NA BOVINOCULTURA DO LEITE (MANEJO ALIMENTAR) E TRABALHADOR NA OVINOCULTURA. NA ÁREA DE PROMOÇÃO SOCIAL, FORAM DEMANDADOS OS CURSOS: PRODUÇÃO ARTESANAL DE PÃES, PRODUÇÃO ARTESANAL DE BOLOS CONFEITADOS, PRODUÇÃO ARTESANAL DE DERIVADOS DE FRUTAS E APROVEITAMENTO DO LEITE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.   

   COM A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO, FORAM OFERTADOS MAIS 178 CURSOS COM 4.000 PARTICIPANTES.A MAIORIA DOS CURSOS DA FPR FORAM SOBRE TRABALHADOR NA OLERICULTURA; TRABALHADOR NA CAPRINOVINOCOULTURA, APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATADORES AGRÍCOLAS, DOMA RACIONAL DE EQUÍDEOS, PRODUÇÃO DE MUDAS –VIVEIRISTA, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS, TRABALHADOR NA APICULTURA. NA ÁREA DE PROMOÇÃO SOCIAL, A MAIOR DEMANDA FORAM OS CURSOS: PRODUÇÃO ARTESANAL DE PÃES, PRODUÇÃO ARTESANAL DE BOLOS CONFEITADOS, PRODUÇÃO ARTESANAL DE DERIVADOS DE FRUTAS, APROVEITAMENTO DO CAJU NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.

  A COORDENADORA DOS PROGRAMAS FPR E PS, KARILENA MONTENEGRO, DISSE QUE OCORREU  AINDA, UM CURSO DO PROGRAMA MULHERES EM CAMPO NO MUNICÍPIO DE MOMBAÇA, COM 15 PARTICIPANTES E  COM A CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS, BEM COMO DOIS CURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE RURAL NOS MUNICÍPIOS DE MAURITI E SOBRAL ,  CONTANDO COM 44  PARTICIPANTES, COM CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS/ CADA.

       LEVAR A INCLUSÃO DIGITAL AO HOMEM DO CAMPO TAMBÉM FOI UMA DAS PREOCUPAÇÕES DO SISTEMA FAEC /SENAR QUE EM 2020 OFERTOU 32 CURSOS COM O  TOTAL DE 227 ALUNOS E A CARGA HORÁRIA TOTAL DE 792 HS.

NOS MUNICÍPIOS : BARREIRA, CEDRO, COREAÚ, IBARETAMA, JAGUARETAMA, MAURITI, TAMBORIL, SENADOR POMPEU.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *