RETROSPECTIVA SENAR 2020.
MAIS DE 6 MIL PESSOAS SÃO QUALIFICADAS NO CAMPO PELO SENAR DO CEARÁ
DEVIDO A PANDEMIA DO CORONAVIRUS, OS CURSOS PRESENCIAIS DE FORMAÇÃO PROFISSIONAL RURAL (FPS) E PROMOÇÃO SOCIAL (PS) , DO SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – SENAR-CE NO ANO DE 2020, FORAM SUSPENSOS DURANTE 05 (CINCO) MESES NO PERÍODO DE MARÇO A JULHO, MAS FORAM SUBSTITUIDOS POR CURSOS ON- LINE, ATRAVÉS DE LIVES E WEBINAR.
O SUPERINTENDENTE DO SENAR, SÉRGIO OLIVEIRA DA SILVA, DISSE QUE APESAR DO ANO TER SIDO MUITO DIFÍCIL, “CONSEGUIMOS NOS REINVENTAR”. EM MARÇO, AINDA FORAM REALIZADOS 28 CURSOS, BENEFICIANDO 167 PRODUTORES RURAIS E A PARTIR DE AGOSTO ADOTAMOS O SISTEMA HIBRIDO, PRESENCIAL E ON LINE.
A DIRETORA TÉCNICA DO SENAR, KELLY CLAUDIO RESSALTA QUE O SISTEMA REALIZOU DE FORMA ON LINE, DIVERSAS WEBINAR COM CAPACITAÇÕES SOBRE APICULTURA, FRUTICULTURA, BOVINOCULTURA, AGROINDÚSTRIA E TAMBÉM CURSOS PARA OS COORDENADORES DO PROGRAMA AGRINHO. O RESULTADO FOI A CAPACITAÇÃO DE CERCA DE 2 MIL E 500 PESSOAS ENTRE PRODUTORES E TÉCNICOS. NO TOTAL FORAM QUALIFICADAS CERCA DE 6.500 MIL PESSOAS E A PALAVRA NO ENCERRAMENTO DAS ATIVIDADES DO ANO É “GRATIDÃO ” A TODA NOSSA EQUIPE QUE CONSEGUIU AUMENTAR A META DE ATENDIMENTO, DISSE, KELLY CLAÚDIO.
OS CURSOS MAIS DEMANDADOS EM MARÇO FORAM NA ÁREA DE FPR: TRABALHADOR NA OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATADORES AGRÍCOLAS, TRABALHADOR NA DOMA RACIONAL, TRABALHADOR NA AVICULTURA, TRABALHADOR NA APICULTURA, TRABALHADOR NA BOVINOCULTURA DO LEITE (MANEJO ALIMENTAR) E TRABALHADOR NA OVINOCULTURA. NA ÁREA DE PROMOÇÃO SOCIAL, FORAM DEMANDADOS OS CURSOS: PRODUÇÃO ARTESANAL DE PÃES, PRODUÇÃO ARTESANAL DE BOLOS CONFEITADOS, PRODUÇÃO ARTESANAL DE DERIVADOS DE FRUTAS E APROVEITAMENTO DO LEITE NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.
COM A RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS NO PERÍODO DE AGOSTO A DEZEMBRO, FORAM OFERTADOS MAIS 178 CURSOS COM 4.000 PARTICIPANTES.A MAIORIA DOS CURSOS DA FPR FORAM SOBRE TRABALHADOR NA OLERICULTURA; TRABALHADOR NA CAPRINOVINOCOULTURA, APLICAÇÃO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS, OPERAÇÃO E MANUTENÇÃO DE TRATADORES AGRÍCOLAS, DOMA RACIONAL DE EQUÍDEOS, PRODUÇÃO DE MUDAS –VIVEIRISTA, INSEMINAÇÃO ARTIFICIAL EM BOVINOS, TRABALHADOR NA APICULTURA. NA ÁREA DE PROMOÇÃO SOCIAL, A MAIOR DEMANDA FORAM OS CURSOS: PRODUÇÃO ARTESANAL DE PÃES, PRODUÇÃO ARTESANAL DE BOLOS CONFEITADOS, PRODUÇÃO ARTESANAL DE DERIVADOS DE FRUTAS, APROVEITAMENTO DO CAJU NA ALIMENTAÇÃO HUMANA.
A COORDENADORA DOS PROGRAMAS FPR E PS, KARILENA MONTENEGRO, DISSE QUE OCORREU AINDA, UM CURSO DO PROGRAMA MULHERES EM CAMPO NO MUNICÍPIO DE MOMBAÇA, COM 15 PARTICIPANTES E COM A CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS, BEM COMO DOIS CURSOS DE GESTÃO AMBIENTAL DA PROPRIEDADE RURAL NOS MUNICÍPIOS DE MAURITI E SOBRAL , CONTANDO COM 44 PARTICIPANTES, COM CARGA HORÁRIA DE 40 HORAS/ CADA.
LEVAR A INCLUSÃO DIGITAL AO HOMEM DO CAMPO TAMBÉM FOI UMA DAS PREOCUPAÇÕES DO SISTEMA FAEC /SENAR QUE EM 2020 OFERTOU 32 CURSOS COM O TOTAL DE 227 ALUNOS E A CARGA HORÁRIA TOTAL DE 792 HS.
NOS MUNICÍPIOS : BARREIRA, CEDRO, COREAÚ, IBARETAMA, JAGUARETAMA, MAURITI, TAMBORIL, SENADOR POMPEU.