Prefeitura de Fortaleza recebe certificação de Unidades Amiga da Primeira Infância.

A Prefeitura Municipal de Fortaleza teve nove postos de saúde certificados como Unidades Amiga da Primeira Infância (UAPIS) em solenidade, nesta quarta-feira (16/12), que contou com a presença do prefeito Roberto Cláudio, da primeira dama do município Carol Bezerra, da futura primeira dama de Fortaleza Natália Herculano e da secretária adjunta da saúde Ana Estela Fernandes.  O evento ocorreu na Sociedade Cearense de Pediatria (Socep) e foi coordenado pela Secretaria de Saúde de Fortaleza (SMS), em parceria com o Gabinete da Primeira-Dama e com a Coordenadoria de Relações Internacionais e Federativas (Cerif).

Atualmente, Fortaleza conta com 37 unidades de saúde inscritas no programa Unidades Amiga da Primeira Infância (UAPIS), que buscam o fortalecimento nas ações de puericultura em Fortaleza, bom desempenho e assistência adequada no cuidado à criança, dentro dos primeiros mil dias de vida. Assim, buscando alcançar a certificação da unidade como uma UAPI.

O prefeito Roberto Cláudio ressaltou a importância da criação do programa. “A UAPI nasceu da necessidade de dar prioridade à primeira infância, de um planejamento da Secretaria Municipal da Saúde onde profissionais e gestores das unidades se uniram para reduzir desigualdades e melhorar a taxa dos indicadores de saúde, principalmente para os mais vulneráveis”, destacou.

Após a inscrição no programa UAPI, o posto de saúde busca aprimorar as ações de saúde e o desenvolvimento adequado das políticas de Primeira Infância, buscando alcançar dez metas, sendo avaliado é monitorado ao longo de dois anos, o que resulta na certificação por meio da Socep e Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), com assessoria técnica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). Além das nove unidades certificadas, as demais serão prestigiadas com o reconhecimento e participação no programa, sendo reavaliadas no período de um ano.

Para Carol Bezerra, os resultados dos programas trazem reais mudanças na vida das crianças afetadas. “Eu fiquei muito feliz quando a equipe da SMS me apresentou o programa UAPI, pois mostra o comprometimento da gestão com a primeira infância. Hoje as unidades certificadas melhoraram seus indicadores de ações de fortalecimento à puericultura e é sabido que a melhoria desses indicadores é melhoria real na vida dessas crianças”, explicou Carol.

Unidades certificadas:

1. Dom Aloísio Lorscheider;
2. Humberto Bezerra;
3. Irmã Hercília Aragão;
4. Luis Franklin Pereira;
5. Oliveira Pombo;
6. Paulo Marcelo;
7. Regina Maria da Silva Severino;
8. Rigoberto Romero de Barros;
9. Maria José Turbay Barreira.

Unidades com participação destaque:

10. Dr. Lineu Jucá
11. Frei Tito
12. Pio XII
13. Aida Santos e Silva
14. Sandra Maria Faustino Nogueira
15. Ronaldo de Albuquerque Ribeiro
16. Maria de Lourdes Jereissate

Demais unidades participantes:

17. Odorico de Moraes
18. Flávio Marcílio
19. Célio Brasil Girão
20.Benedito Arthur de Carvalho
21. Santa Liduina
22. Professor Luis Recamonde Capelo
23. Anastácio Magalhães
24. Dr. Licínio Nunes de Miranda
25. Ivana de Souza Paes
26. Cesar Cals de Oliveira FIlho
27. Luiz Albuquerque Mendes
28. Dr. Roberto da Silva Bruno
29. Dr. Francisco Monteiro
30. Gothardo Peixoto Figueiredo Lima
31. Gutemberg Braun
32. Jurandir Picanço
33. Viviane Benevides
34. Pedro Sampaio
35. Janival de Almeida
36. Otoni Cardoso do Vale
37. Evandro Ayres de Moura

Saiba mais

A Unidade de Atenção Primária em Saúde representa a porta de entrada da criança dentro do Sistema Único de Saúde (SUS), após a alta hospitalar decorrente do nascimento, permitindo o engajamento entre os cuidadores, a criança e os profissionais de saúde, não somente com cuidados terapêuticos, mas sim na promoção da prevenção de doenças e na educação em saúde.

Os mil primeiros dias de vida são cruciais para o desenvolvimento cerebral da criança. Este é o momento em que o cérebro da criança está desenvolvendo suas habilidades sociais, emocionais, linguísticas, cognitivas e motoras em uma velocidade vertiginosa. Cuidados com a gestante no pré-natal, uma nutrição adequada com vigilância e monitoramento do crescimento físico, além de estímulos cognitivos ofertados pelos cuidadores são fatores decisivos nesse processo. O desenvolvimento do cérebro da criança é potencializado quando os pais cantam, leem, jogam, brincam ou contam uma história para a criança, alimentam-nas adequadamente e lhes proporcionem atenção, amor e afeto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *