DIVERSOS

Justiça do Ceará registra mais de 3 mil denúncias de propaganda eleitoral

Justiça do Ceará registra mais de 3 mil denúncias de propaganda eleitoral irregular; Fortaleza lidera

Publicado em 2 de outubro de 2024

A utilização irregular de bem público pelos candidatos durante a campanha eleitoral foi o caso mais registrado pela Justiça Eleitoral

(Foto: Divulgação / TSE)

O Ceará possui 3.156 denúncias de propaganda eleitoral irregular, de acordo com a plataforma Pardal, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos municípios do Estado, Fortaleza lidera a lista com 1.065 denúncias, seguida de Iguatu com 135 casos e Caucaia com 98.

Os candidatos ao cargo de vereador são os que possuem mais denúncias relacionadas a propaganda irregular, sendo 1.364. Os postulantes a prefeito somam 1.026. Enquanto os partidos políticos possuem 747, e os candidatos a vice-prefeito, 19. Os dados foram obtidos na tarde desta quarta-feira (2).

Até o momento, a irregularidade mais denunciada na plataforma Pardal foi de uso de bem público, que registra 592 (23%). Na sequência estão irregularidades na internet com 361 (14%) e utilização de amplificadores de som que somam 327 (13%). A utilização de bens particulares e o uso de adesivos possui, cada, 275 denúncias (11%).

Entre as cidades cearenses se destacam com maior volume de denúncias: Fortaleza com 1.065, Iguatu que possui 135, Caucaia 98, Camocim 93 e Jaguaribe 80.

Pardal

Uma das maneiras da população denunciar casos de propaganda eleitoral irregular durante a campanha é por meio do aplicativo Pardal. A ferramenta do TSE está disponível para download em Android e IOs. Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral registrou  73.154 denúncias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *