GOVERNADOR, INSTITUIÇÕES E 25 MUNICIPIOS RECEBEM O PRÊMIO BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA PANDEMIA.

Nesta quarta- feira,dia 14, às 17 hs, a jornalista Silvana Frota, editora da Revista Ceará e Municípios promove uma live especial com a participação de nove homenageados especiais e 25 municipios que vão receber o Prêmio Boas Práticas de Gestão no período da pandemia.

Conforme explicou a jornalista que criou o Prêmio, o objetivo é reconhecer as ações exitosas nesse momento de pandemia e fortalecer a premiação, que vem se realizando há 22 anos com o nome de Boas Práticas de Gestão na Assistência Social e que foi interrompida em 2020, devido a pandemia da Covid-19.

Esse é um projeto de responsabilidade social da nossa revista que tem como slogan ” Integrar a Capital com o Interior”, o qual temos muito carinho e também muito respeito, pois foi criado por um grupo de mulheres municipalistas, incluindo duas assistentes sociais e a presidência da Associação das Primeiras Damas, a Secretaria de Assistência Social do Estado e dos Municipios. A finalidade é reconhecer ações exitosas de assistência social aos mais necessitados sendo portanto uma causa nobre, disse Silvana Frota .

Começamos escolhendo somente municipios, mas, depois, sentimos que muitas instituições e personalidades desenvolvem também politicas de interesse coletivo voltadas para às pessoas em estado de vulnerabilidade social, e ai passamos a homenageá- las também. Durante estes 22 anos já foram destacados projetos de mais de cem municipios e de cerca de 30 instituições , agraciadas como Amigas dos Municipios entre elas destacamos o Governo do Estado, secretários de assistência social, Ministério Público do Trabalho, Unicef, Aprece, Apdmce, Coegemas, Deputados estaduais e federais, FIEC, FECOMÉRCIO, SEBRAE, ALFE, Instituto Beto Studart, Instituto Myra Eliane, Caixa Econômica, Banco do Nordeste.

Este ano, a escolha foi mais dificil ainda devido a falta de comunicação , mas ainda conseguimos identificar ações concretas e exitosas de enfrentamento à pandemia da Covid-19 em pelo menos 8 Instituições. O governo do Estado representado pelo chefe do executivo Camilo Santana e seu secretário de Saúde, Dr Cabeto, estão como os grandes homenageados pelo comando das diversas ações de enfrentamento ao Covid-19 em todas as esferas, reconhecidas pela Revista Cientifica Science, pelo poder de resiliência. Na outra ponta, temos o Poder Legislativo, através do Presidente Evandro Leitão, fazendo também a sua parte para aprovar em caráter de urgência as propostas do governo, e ainda implantando ações de apoio, como a criação de um Núcleo de Saúde Mental, arrecadacão de alimentos , a implantação do Pacto contra o Coronavirus em cooperação com outras instituições e ainda ,o cadastro de vacinação pela Casa do Cidadão da ALECE.

A Federação das Indústrias do Estado do Estado do Ceará- FIEC, se destaca no momento em que, abriu as portas das suas instituições, especialmente o SESI e o SENAI, unindo esforços na fabricação de respiradores artificiais e do capacete Elmo, que socorreram milhares de cearenses no momento mais crítico da pandemia, atuando também na doação de alimentos para familias mais necessitadas. A FIEC também integra o Pacto contra o Coronavirus formatado pela Assembleia.
Destaque- se ainda, o trabalho da primeira dama do Estado, Onélia Santana, que ampliou o atendimento do Programa Mais Infância para ajudar às familias mais necessitadas que tenham crianças de 0 a 3 anos, aumentando a quantidade de beneficiários e o valor da bolsa .Ela fez um chamamento à Associação das Primeiras Damas Apdmce , a Associação dos Prefeitos-Aprece e ao Conselho de Secretários Municipais de Assistência Social – Coegemas, para participação na organização da campanha Vacinação Solidária, com a doação de alimentos no momento da vacina. Até julho foram arrecadadas e distribuidas mais de 45 mil toneladas de alimentos no interior do Estado . Ressaltar ainda, o trabalho do Conselho de Secretários Municipais de Saúde- Cosems- que juntamente com o Unicef e o grupo Mulheres do Brasil, conseguiu realizar muitas ações de socorro e apoio aos municipios em pior situação nos casos de Covid, doando equipamentos e veículos para transporte das vacinas, montando tendas de vacinação, e apoiando diretamente na identificação dos problemas e na solução das dificuldades.

Municipios Homenageados 1a. Edição

Vale ressaltar que todos os municipios fizeram seu dever de casa no enfrentamento ao Covid , mas alguns realizaram ações diferencidas que conseguimos detectar. Nesta primeira fase escolhemos 25 cidades com boas práticas, mas outras serão escolhidas numa segunda fase . Os homenageados nesta primeira fase são :
Acopiara- Aquiraz- Aracoiaba- Barbalha- Camocim- Canindé- Caucaia- Cedro- Eusébio- Fortaleza- Guaramiranga- Hidrolândia- Ipueiras- Maracanaú- Maranguape- Marco- Piquet Carneiro- Quiterianópolis- Quixadá-
Redenção- São Benedito- Senador Pompeu- Sobral- Tauá e Várzea Alegre.

A segunda edição das Boas Práticas será realizada até o final do ano e espera-se dessa vez, com uma solenidade presencial, reunindo todos os homenageados finaliza Silvana Frota.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *