Curso de Educação Ambiental é ofertado aos servidores da Alece.

A Célula  de Qualificação dos Servidores da Escola Superior do Parlamento Cearense (Unipace) recebe até esta quarta-feira (07/07) inscrições para o curso de Educação Ambiental, que será realizado no período de 12 a 16 de julho. O curso de Educação Ambiental  terá carga horária de 20 horas/aula e será realizado de forma remota, das 14 horas às 16 horas.

O conteúdo  programático será  dividido em quatro módulos: Evolução Histórica da Questão Ambiental  e do Conceito de Desenvolvimento Sustentável, Grande Desafios para o Desenvolvimento Sustentável, Uso dos Recursos Naturais,  Antropocentrismo, Cidadania e Resíduos Sólidos.

Com o intuito de desenvolver  um senso de responsabilidade e  auxiliar no desenvolvimento de práticas e projetos que visem o desenvolvimento sustentável, a capacitação  é ministrada pela engenheira  ambiental da Célula da Agenda Ambiental do Poder Legislativo, Morgana Ferreira. São ofertadas 50 vagas e os interessados devem realizar a inscrição por meio do link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScyQTIcB0_y1BE9bGlN49_WQSrd8KB5af5DXd8tF-bCPjWOHg/viewform?usp=sf_link.

Morgana destaca que a Célula da Agenda Ambiental está sempre preocupada  em estender conhecimento, com o objetivo de despertar a consciência ambiental, contribuindo para a formação de agentes multiplicadores. ”Apesar de mais um ano atípico de pandemia, permanecemos apresentando novos projetos para  que a Assembleia seja referência em sustentabilidade no serviço público”, pontua.

De acordo com ela, o curso vem reforçar o intuito de fomentar a educação ambiental e vai tratar de temas como a evolução histórica da questão ambiental, os desafios do desenvolvimento sustentável, o uso do recursos naturais e dos resíduos sólidos. “Ou seja, toda uma dimensão da educação ambiental bem focada para coisas que possam ser aplicadas no dia a dia”, destaca.

Saiba mais

”Além do conteúdo programático, daremos aos alunos uma problemática de educação ambiental para ele tentar resolver. Essa será a forma de se trabalhar extra curso: pegar o conhecimento e aplicá-lo no dia a dia, para contribuir com o meio ambiente”, destaca.

A orientadora da Célula da  Agenda Ambiental da Alece, Conceição Machado destaca que o curso é uma  iniciativa fundamental  para que os servidores  adquiram conhecimento e possam aplicá-lo, visto que pequenas ações podem fazer a diferença e ter um impacto positivo no meio ambiente. ”Diante dos projetos que estamos desenvolvendo, precisamos incentivar essa educação ambiental para  que os servidores tenham consciência, por exemplo, acerca do descarte correto dos resíduos sólidos dentre os temas importantes”, pontua Conceição Machado.

Projetos

Dentre os projetos em andamento, Morgana Ferreira, destaca que a Célula está finalizando o processo de compras de  lixeiras  seletivas de resíduos úmido e seco para os três anexos da Casa, com o objetivo de facilitar a segregação. A engenheira ambiental destaca  que uma  série de reuniões está sendo realizada a fim de estabelecer  uma parceria com o Núcleo de Tecnologia e Qualidade Industrial do Ceará (Nutec).

”Também estamos em contato com o Núcleo de Responsabilidade Social. A ideia é promovermos palestras para o público do entorno da Assembleia sobre educação ambiental. Estamos organizando um projeto com a rede de catadores do Ceará.Tudo isso  está em  fase  inicial de montagem de projeto e alinhamento”, frisa Morgana Ferreira.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *