Em retomada, Ceará registra 4,2 mil novos empregos formais em maio.

Em maio, o Ceará gerou 4.284novos empregos formais, conforme o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) atualizado nesta quinta-feira, 1º de julho.

O saldo positivo em maio corresponde com a diferença a diferença entre 31,5 mil admissões e 27,3 mil desligamentos.

De acordo com levantamento do Caged, maio é segundo mês seguido com saldo positivo, retomando a tendência de recuperação observada. A alta havia sido interrompida em março em virtude da segunda onda da pandemia de covid-19.

O saldo positivo de maio garante o 3º lugar no rankind de empregos do Nordeste.

Ranking de geração de vagas no Nordeste:

Bahia 10.040 empregos formais

Pernambuco 7.864 empregos formais

Ceará 4.284 empregos formais

Saldo positivo

As cinco regiões brasileiras apresentaram saldo positivo. No Sudeste, o mês de maio terminou com um saldo de 161.767 postos. O Nordeste, com 37.266 vagas, seguido pelas regiões Sul (36.929); Centro-Oeste (26.926 postos) e Norte (17.800 postos).

Considerado o período de janeiro a maio, houve 7.971.258 admissões e 6.737.886 desligamentos, o que representa um saldo total de 1.233.372 empregos formais para os cinco primeiros meses do ano. Em abril, este saldo era de 957.889 postos de trabalho formal.

As estatísticas completas do Novo Caged estão disponíveis na página do Ministério da Economia na internet. Os dados também podem ser consultados no Painel de Informações do Novo Caged.

Ao comentar os números, o ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou que se trata de uma “excelente notícia. A economia brasileira continua surpreendendo. [Mais de] 280 mil novos empregos criados em maio, completando, nos primeiros cinco meses do ano, 1,2 milhão de novos empregos. Importante também registrar que todas as regiões, todos os setores e todas as cidades e estados registraram a criação de novos empregos. Ou seja, é um processo bastante abrangente. É a economia brasileira se levantando. E o mais importante: setores que estavam muito fragilizados, como serviços, [estão] retomando as atividades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *