PROJETO DOUTORES DO SERTÃO SELECIONA BOLSISTAS.

O campus de Sobral do IFCE lançou novo edital de seleção de bolsistas para o projeto “Doutores do Sertão: a experiência profissional no campo na aplicação do manejo sanitário e bem-estar na produção animal agroecológica”. Dessa vez, podem se candidatar estudantes e profissionais recém-egressos do curso Técnico em Agropecuária de qualquer instituição de ensino no Ceará. Os selecionados atuarão em unidades residentes voltadas para a produção agropecuária, nos municípios de Granja, Juazeiro do Norte, Martinópole e Santana do Acaraú. O objetivo é inserir jovens profissionais no mercado de trabalho, sob a supervisão e a orientação de professores do campus de Sobral, durante o período de um ano.

Estão sendo ofertadas quatro vagas para bolsistas, com bolsa mensal de R$ 900. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas entre as 9 horas do dia 11 de março e as 17 horas do dia 21 de março de 2021, por meio de formulário eletrônico. É preciso enviar a documentação exigida no edital, em PDF: cópia do documento oficial com foto, cópia do histórico escolar do curso Técnico em Agropecuária; cópia do currículo Lattes atualizado; e fotocópia autenticada do certificado de conclusão de curso (para candidatos egressos).

Entre os pré-requisitos para participar do projeto estão: ter idade entre 15 e 29 anos; ter disponibilidade de 40 horas semanais para as atividades; estar no último semestre do curso Técnico em Agropecuária, desde que não estejam faltando créditos de disciplinas a serem cursadas, restando somente estágio curricular (no caso de quem ainda é estudante); ou ter concluído o curso Técnico em Agropecuária há, no máximo, dois anos (no caso dos recém-ingressos); entre outros.

O processo de seleção será online e terá duas fases: análise do histórico escolar e entrevistas (previstas para os dias 25 e 26 de março de 2021, via chamada de vídeo pela plataforma do Google Meet). Os detalhes sobre a seleção podem ser obtidos no edital.

Os residentes selecionados deverão se matricular e participar do curso de Formação Inicial Continuada (FIC) na área de manejo e bem estar na produção animal agroecológica de residência agrária, ofertado pelo campus de Sobral de forma remota. As atividades a serem desenvolvidas nas unidades residentes incluem controle sanitário do rebanho para a prevenção de doenças; aplicação e orientação de calendários de vacinações inerentes a cada espécie produtora (bovina, caprina e ovina); adequação das atividades criadas e difundidas pelo Farm Animal Welfare Comitee (FAWC); dentre outras práticas de manejo animal.

O projeto de extensão faz parte do Programa de Residência Profissional Agrícola, promovido pela Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo (SAF), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para mais informações sobre as unidades residentes e para acompanhar as etapas do processo seletivo, acesse aqui.

Tiago Braga – campus de Sobral

Serviço
Seleção de residentes para projeto Doutores do Sertão
Inscrições: 11 a 21 de março de 2021
Onde: pela internet, por meio de formulário eletrônico 
Para acompanhar edital e etapas do processo seletivo: 

QUE É O DOUTORES DO SERTÃO

É um projeto que visa levar  jovens   estudantes de cursos técnicos em  agropecuária  ao meio rural, com a finalidade de   promover a sucessão no campo. Foi idealizado pelo Presidente do Sindicato Rural de Moraújo, Helder Aguiar e encampado pelo IFCE de Sobral e do Crato, com o apoio do Ministério da Agricultura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *