Seminário debate fortalecimento de políticas públicas para mulheres, empreendedorismo eResponsabilidade Social
Para celebrar o dia Internacional da mulher, que chega aos 50 anos , nada melhor do que realizar uma assembleia de mulheres em várias áreas do conhecimento para comemorar avanços e conquistas, mas também , propor novas ações e medidas e até homenagear quem faz por merecer. Foi com esse objetivo que nasceu a ideia do I Seminário Mulheres de Ação e de Propósito , que será realizado no dia 28 de março , de 9 às 13 horas , no auditório Waldir Diogo , da FIEC .
O Seminário vai debater quatro temas : políticas públicas para a mulher, a importância da participação feminina na política , empreendedorismo feminino , meio ambiente e a responsabilidade social .
O evento traz para o debate algumas conquistas como os 93 anos da institucionalização do voto feminino, a aprovação da Lei Maria da Penha, a lei do feminicídio, lei de quotas para mulheres na política, lei da importunação sexual , crescimento do empreendedorismo feminino e maior acesso ao mercado de trabalho , mas também faz reflexões sobre a violência doméstica e de gênero, a diferença salarial entre homens e mulheres e a paridade entre homens e mulheres em todos os poderes , explica a jornalista Silvana Ximenes Frota, promotora do Seminário em conjunto com a Empresa Eventus, alguns órgãos e municípios .
A mulher hoje é a maioria do eleitorado e da população (52%) , mas ainda é minoria na representatividade na política, cerca de 15% no Legislativo e ainda com poucas posições de comando no executivo e no judiciário . A busca atual é pela paridade entre homens e mulheres em todos os poderes , conforme colocou recentemente a própria Ministra da Mulher , Cida Gonçalves . Para discutir o tema Políticas Públicas para Mulheres, foram convidadas líderes femininas na política e no executivo , como a vice- governadora Jade Romero, que fará a palestra de abertura destacando a importância da mulher em posições de comando no poder executivo , a vice- prefeita de Fortaleza Gabriela Aguiar, destacando o novo papel da mulher como vice – prefeita, a secretária estadual da Mulher , deputada Lia Gomes , a secretaria da mulher em Fortaleza, Fátima Bandeira, com as ações de combate a violência e capacitação para o mercado de trabalho e as primeiras damas do Estado , Lia de Freitas e de Fortaleza, Cristiane Leitão , expondo suas vivências como Voluntárias na área da assistência social como no programa Ceará Sem Fome.
Já o tema empreendedorismo feminino que vem empoderando as mulheres e propiciando sua independência econômica , ganha mais significado ao ampliar as chances de elas acessarem as oportunidades, como . oferta a vários tipos de crédito . O programa Crediamigo será apresentado pela superintendente estadual do BNB, Eliane Brasil, como um “case” de sucesso entre as mulheres, a a gerente do Centro Internacional de Negócios da FIEC , Karina Frota, trazendo as novidades para quem quer investir fora do Brasil e Claudia Brilhante, diretora institucional do Sistema FECOMÉRCIO, expondo sobre a importância de estimular o empreeendedorismo feminino, que na área de serviços teve o maior crescimento , finalizando esse momento , com um depoimento da presidente da FEMICRO ( Federação das Associações de Micro e Pequenas Empresas) , Dalvani Mota, que criou a estude que reúne 40 mil mulheres.
Estudo do Sebrae (2024), denominado Empreendedorismo Feminino e baseado na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD), mostra que o Brasil possuía 10,3 milhões de empreendedoras, sejam formais ou informais. Desse total, 5,3 milhões eram responsáveis pela manutenção financeira de sua unidade familiar. O mesmo estudo do SEBRAE, indica que as mulheres dedicam, em média, 35 horas semanais ao seu negócio, enquanto os homens têm disponível de 40 a 43 horas. Isso acontece porque as mulheres lidam com as atividades profissionais e o chamado “trabalho invisível” – as tarefas de cuidar de pessoas e afazeres domiciliares – que, apesar de consumir tempo e dedicação, não é devidamente reconhecido pela sociedade em geral, muito menos remunerado. Portanto, não figura formalmente no Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Empreender reduz desigualdades. A diferença da renda mensal média entre homens (R$3.432) e mulheres (R$2.634) donos e donas de negócios caiu 13,2 pontos percentuais nos últimos onze anos, conforme a pesquisa citada.
“
Essa é uma demanda urgente fomentar o impacto transformador do empreendedorismo feminino, com todas as suas forças, desafios e possibilidades. Apoiar mulheres em sua jornada empreendedora ultrapassa o comprometimento; é uma convocação para aquelas e aqueles que desejam romper barreiras e consumar uma sociedade sustentável, solidária e igualitária em todas as dimensões – cultural, ecológica, social e econômica, disse o superintendente do SEBRAE/ CE, Joaquim
Cartaxo Filho . O SEBRAE DELAS, é um modelo de programa que incentiva o empreendedorismo feminino .
O I Seminário Mulheres de Ação e Propósito , vai realizar ainda , dois Talkshows com a participação de Mulheres Prefeitas e vice- prefeitas de alguns municípios , e Primeiras Damas, mostrando o novo olhar na responsabilidade social e suas vivências como Voluntárias na área da assistência social , como exemplo , citamos a participação da primeira dama do Estado , Lia de Freitas, no programa Ceará Sem Fome, e Cristiane Leitão , primeira fama de Fortaleza, disse a jornalista Silvana Ximenes Frota, promotora do Seminário e que atua na discussão de pautas em defesa dos direitos das mulheres na TV e há mais de 27 anos na Revista Ceará e Municípios, promovendo as boas práticas de gestão na assistência social .
O Meio Ambiente e a Responsabilidade Social nas empresas públicas e privadas , também será umas das temáticas do Seminário, com exposição de uma representante do Comitê de Responsabilidade Social da Assembleia Legislativa e da coordenadora de Responsabilidade Social da CAGECE, psicóloga Samara Silveira , mostrando o programa Reciclocidade , transformando vidas , com participação de mulheres.
Na ocasião, haverá ainda a apresentação de mulheres que fazem parte de algumas Associações como o
Grupo Mulheres do Brasil e o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura – CMEC .
No encerramento haverá a entrega do Troféu Mulheres de Ação e Propósito a três personalidades feminas.
Serviço
I Seminário Mulheres de Ação e Propósito
dia 28/03
De 8:30 às 13 hs
Local : Auditório Waldyr Diogo
Informações e inscrições:
85- 99981-96-40
85- 99924-25-15
revistacearaemunicipios.com. br
revistacearaemunicipios@gmail.com