DIVERSOS

Lia Gomes assume PSB de Sobral

Lia Gomes assume PSB de Sobral e projeta fortalecer oposição a Oscar Rodrigues

Atual titular da Secretaria das Mulheres do Ceará, Lia Gomes disse que o partido dialogará com a população para definir o que os sobralenses querem do grupo na oposição

Lia Gomes e pessebistas durante congresso municipal que elegeu nova presidência da executiva do PSB Sobral. (Foto: reprodução/Instagram Lia Gomes)

De volta à oposição em Sobral após mais de 28 comandando gestão da Prefeitura, o grupo político liderado pelo senador Cid Gomes (PSB) iniciou uma nova etapa, na última quinta-feira (23), com a eleição da deputada estadual Lia Gomes, irmã de Cid, para a presidência do diretório municipal do PSB.

“Uma honra e um desafio colocar o partido para crescer, na oposição, ouvir as pessoas e ir para os bairros, para as comunidades, para o sindicato”, afirmou.

As declarações ocorreram logo após a deputada e Lúcio Feijão terem sido eleitos para os cargos de presidente e vice, respetivamente, do diretório municipal da sigla.

“O partido está bem diverso, tem participação do sindicado, da comunidade LGBT, dos movimentos populares, do seguimento empresarial”, acrescentou.

A parlamentar recentemente foi nomeada para chefiar Secretaria das Mulheres do governo Elmano de Freitas (PT).

“Nos vamos seguir nessa diretriz de escutar a população e escutar, principalmente, o que a população espera de nós como oposição nesse momento”, pontuou Lia.

Cenário

O Grupo liderado pelos Ferreira Gomes se reorganiza para manter relevância na política local e fiscalizar a gestão do prefeito Oscar Rodrigues (União Brasil).

Nas eleições municipais que ocorrem no ano passado, o ex-deputado estadual derrotou a ex-governadora Izolda Cela (PSB) e decretou o fim de uma hegemonia do grupo na cidade, que durava quase três décadas.

“Nesse momento em que o povo de Sobral nos colocou na oposição, nosso papel é ainda mais importante. Vamos acompanhar e cobrar para que os avanços conquistados nos últimos anos, que fizeram de Sobral referência para todo o Brasil, não se percam”, afirmou Cid Gomes.

“Ser oposição é o lugar que o povo sobralense nos colocou e nos vamos devemos honrar cada um dos sobralenses que nos colocaram nessa posição”, argumentou o senador.

O parlamentar destacou que, no atual contexto político da cidade, estar na oposição é tão importante quanto o trabalho de governar.

“É o trabalho de fiscalizar e acompanhar, sempre com hombridade, decência, a verdade e de forma honesta”, enfatizou.

Após a eleição do ano passado, a Câmara de Sobral, que contava com maioria de aliados do ex-prefeito Ivo Gomes, elegeu o sobrinho de Oscar, vereador Chico Joia Júnior (União Brasil), como presidente.

Ele venceu a chapa encabeçada pelo pessebista Ajax Cardoso. Além disso, o novo prefeito ainda agregou integrantes da legenda socialista ao seu entorno.

Histórico

No pleito do ano passado, Oscar foi eleito com 52,42% (65.138) dos votos válidos, contra 47,58% (59.135) da ex-governadora.

O clã dos Ferreira Gomes estava à frente do Paço Municipal de Sobral desde 1997, com a vitória de Cid Gomes na eleição do ano anterior.

O atual senador foi reeleito no pleito seguinte. Depois, emplacou os aliados Leônidas Cristino (2005-2010), Veveu Arruda (2011-2016) e Ivo Gomes (2017-2024), seu irmão que foi reconduzido ao cargo em 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *