NOTÍCIASPOLÍTICA

ALECE TERÁ APENAS UMA SESSÃO POR SEMANA A PARTIR DE 16 DE AGOSTO

O presidente da Alece também relembrou que essa não é uma prática incomum na Casa. Foto: Bia Medeiros

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará (Alece) passará, a partir do dia 16 de agosto, a realizar sessões plenárias somente às terças-feiras, em função do período eleitoral. O presidente da Casa, Evandro Leitão (PT), anunciou a normativa durante a primeira sessão de abertura das atividades do legislativo cearense para o segundo semestre de 2024, na manhã desta quinta-feira (1º). Segundo o deputado, que é um dos congressistas que concorrem a cargos nos Executivos municipais, a decisão da dimunição dos atividades parlamentares se deu após uma reunião da mesa diretora e o colégio de líderes.

O presidente da Alece também relembrou que essa não é uma prática incomum na Casa. “Isso ocorre historicamente, reduz-se as sessões, com a perspectiva de que deputados têm suas bases eleitorais no interior do Estado“, disse Evandro. As reuniões das comissões permanentes, no entanto, continuarão a acontecer às segundas-feiras.

As sessões continuarão a funcionar no formato híbrido (presencial e online), em função do incêndio que acometeu o Plenário 13 de Maio, em 20 de junho.

Deputados que irão concorrer às prefeituras

Dez deputados estaduais (sendo nove titutares e um licenciado) são candidatos a um mandato nos municípios cearenses, sejam à cabeça de chapa ou vice.

A maioria dos parlamentares disputa prefeituras na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). Na capital, na chapa liderada pelo presidente Evandro Leitão (PT) tem há a presença de uma deputada estadual como vice, Gabriella Aguiar (PSD). Outras quatro cidades vizinhas também têm pré-candidatos à prefeitura: São Gonçalo do Amarante com Cláudio Pinho (PDT), Maracanaú com Dra. Silvana (PL) e Lucinildo Frota (PDT), Caucaia com Emília Pessoa (PSDB), e Maranguape com Lucílvio Girão (PSD) – titular licenciado.

Os demais três pré-candidatos disputam prefeituras em outras regiões do Ceará. Fernando Santana (PT), 1º vice-presidente da Assembleia e opositor ao atual prefeito Glêdson Bezerra (Podemos), tenta chegar ao Executivo de Juazeiro do Norte, o maior colégio eleitoral do interior. Em Sobral, outra importante cidade cearense, Oscar Rodrigues (União Brasil) deve concorrer contra a pré-candidata da situação, a ex-governadora Izolda Cela (PSB). Suplente em exercício, o deputado Simão Pedro (PSD) disputa a prefeitura em Orós, no Centro-Sul do estado. Simão já foi prefeito da cidade por dois mandatos, entre 2013 e 2020.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *