DIVERSOS

EVANDRO LEITÃO TAMBÉM INVESTE NO CARNAVAL


Achei importante publicar neste espaço da Revista, a análise do colunista Erivaldo Carvalho , “ Por que Evandro Leitão deve investir no carnaval de Fortaleza”.

Por que Evandro deve investir no Carnaval – por Erivaldo Carvalho

Polos do período na Cidade terão atrações nacionais / Foto: Divulgação

A secretária do Turismo de Fortaleza, Denise Carrá, estima que as festas da Virada de Ano na Capital do Ceará tenham movimentado em torno de R$ 5 bilhões e gerado cerca de 120 mil empregos.

O ponto alto foram os dois dias de shows com grandes artistas no Aterro da Beira Mar. Com parcerias privadas, os investimentos foram milionários.

É por este viéis que deve ser visto o anúncio do Ciclo Carnavalesco de 2026 pelo prefeito Evandro Leitão (PT). Trata-se de investimento, com aguardado retorno – não de gasto.

Não é honesto vincular as cifras disponibilizadas com cachês artísticos a demandas reprimidas da gestão municipal.

É fácil dizer, por exemplo, que pagamento de artista vai reduzir qualidade da saúde.

Muitíssimo pelo contrário. Ancorada no turismo de entretenimento, a economia de Fortaleza ajuda a pagar as contas públicas.

Como aqui já destacado, o trade movimenta dezenas de atividades, num ciclo virtuoso de desenvolvimento – inclusive, social.

Não por menos, em Fortaleza, o ecossistema, um dos mais profissionalizados do País, está no centro do movimento que elevou a Cidade à condição de maior PIB entre capitais do Nordeste.

Fortaleza já foi uma cidade fantasma durante o Reinado de Momo. Isso está mudando. Há alguns anos, a Cidade tem Carnaval – inclusive, Pré.

Num bom cenário projetado, o período pode se transformar no que hoje são os eventos de Final de Ano.

Ousadia e continuidade
Foi preciso a visão ousada da então prefeita Luizianne Lins (PT) para se ter, atualmente, uma das maiores festas de Virada de Ano do Brasil.

As primeiras grandes atrações foram no Aterrinho, há exatos 20 anos – na virada de 2005 para 2006.

O sucessor de Luizianne, Roberto Cláudio (Pros, PSB, PDT, hoje União) fez engorda de praia, criando o mega espaço atual.

José Sarto (PDT) avançou, lançando três dias de atrações e chegou a fazer evento em São Paulo, para vender o Réveillon de Fortaleza.

Todos eles também investiram no Carnaval. Fizeram o certo. Atualmente, o ciclo está bem estruturado, espalhado pela Cidade.

Evandro está fazendo a parte que lhe cabe – a exemplo de gestores do Recife, Salvador, Rio de Janeiro e São Paulo, entre outros.

Os que criticam os investimentos da Prefeitura de Fortaleza talvez fossem os mesmos que não perdoariam a falta de investimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *