ASSEMBLEIA IMPLANTA NÚCLEO DE MEDIAÇÃO E SISTÊMICO RESTAURATIVO.
Como segmento dos eventos promovidos na semana que celebra o Dia Estadual da Paz e da Conciliação no Ceará, o presidente da Assembleia Legislativa (Alece), deputado estadual Evandro Leitão (PDT), inaugurou, nessa quarta-feira (21), os núcleos de Mediação e Gestão de Conflitos e o Sistêmico Restaurativo da Casa. Com o fito de estabelecer, por meio do diálogo, a pacificação de divergência entre as pessoas e de humanizar os serviços prestados, os núcleos serão coordenados por Cristiane Leitão, primeira-dama do Legislativo cearense.
Durante o lançamento, o parlamentar considera que as ferramentas recém-criadas devem auxiliar na busca por uma maior aproximação com os públicos interno e externo da Alece. Além disso, alertou para a busca pela paz interior. “Vamos oferecer esses serviços desses dois núcleos que se complementam. Estamos motivados para, cada vez mais, fazer um serviço de excelência, aproximando o parlamento cearense do povo. A paz começa dentro de cada um e, com isso, podemos disseminar a paz, buscando justiça social”, enfatizou.
Cristiane Leitão, por sua vez, avaliou que a atuação dos núcleos deve ser complementar e que o trabalho de mediação precisa acontecer de maneira voluntária e consensual, de modo a otimizar as estratégias de resolução de conflitos sem a necessidade de acionamento judicial. “Pretendemos solucionar os conflitos mediante o diálogo e tratar também as emoções. Queremos levar esse cuidado para as pessoas e transformar o enfrentamento em soluções. O diálogo traz paz. Portanto, estamos abrindo nossas portas e, por intervenção desses núcleos, podemos fazer coisas grandiosas no que diz respeito à cultura de paz”, aponta.
Também participante da solenidade, a coordenadora da Coordenadoria de Cultura de Paz da vice-governadoria, Cristiane Holanda, ressaltou a importância da abordagem e disseminação de temas como a paz em escolas e comunidades. Tendo como objetivo evidenciar a necessidade de trabalhar a justiça restaurativa e de valorizar conceitos como a amorosidade e a delicadeza, Holanda classificou a sociedade como punitiva.
“O dia 22 de julho, Dia da Paz e da Conciliação, já existe em oito estados e 37 municípios. O objetivo é que ele seja implantado em mais estados e que possamos trabalhar a paz não apenas durante essa data. A Assembleia traz uma ação importante nesse sentido, que vem para somar e ampliar a cultura da paz”, assegurou.
Funcionalidade
Responsável pelo núcleo de Mediação e Gestão de Conflitos, advogada e mediadora judicial e comunitária Juliana Holanda afirmou que a intenção é atender conflitos internos e das comunidades circunvizinhas à Assembleia. “Vamos trabalhar no resgate ao diálogo em conflitos familiares, de paternidade, vizinhança, entre outros. Queremos fortalecer a cultura de paz, mostrando que os conflitos não precisam ser litigados. Iremos focar na humanização, buscando a mediação entre as pessoas”, explica.
Já o núcleo de Práticas Sistêmicas, segundo a sua coordenadora, Selma Machado, tem como finalidade lidar com os conflitos pessoais voltados para a atenção sistêmica. “O trabalho conta com uma psicóloga que vai acompanhar a pessoa, tanto de maneira individual como em grupo. É um ciclo restaurativo voltado para as emoções dos envolvidos”, pontuou.
Na avaliação de Luiz Edson, presidente da Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa do Ceará (Assalce), o projeto irá contribuir significativamente com o departamento de Saúde do parlamento. “Esses núcleos, que vão atender tanto servidores como a comunidade do entorno, serão instrumentos para dar acolhimento aos cidadãos. O Departamento de Saúde e Assistência Social da Assembleia é o maior projeto social do poder Legislativo e a cada dia é mais enriquecido”, salientou.