Prêmio Boas Práticas de Gestão completa 23 anos.
Criado em 1988 com o nome de Melhores Programas de Assistência Social do Estado do Ceará, o Prêmio que se chama hoje Boas Práticas de Gestão na Assistência Social, está comemorando 23 anos de serviços prestados aos municípios e instituições cearenses, já tendo reconhecido o trabalho de mais de cem municípios e duas dezenas de orgãos como Unicef, Apdmce, Aprece, Secretaria Estadual de Assistência Social, Fiec, Fecomércio, Assembleia Legislativa.
Na sua concepção original, o prêmio visa reconhecer o trabalho dos municipios que mais investem em projetos voltados para a população em estado de vulnerabilidade social, entre crianças, adolescentes, idosos e portadores de necessidades especiais . Municipios que cumprem as normas emanadas pela Lei de Responsabilidade Social- LOAS. Além dos gestores e secretários de assistência social, são homenageados assistentes sociais e outros profissionais indicados pelos próprios municipios. Algumas instituições e personalidades que apoiam os projetos sociais também são homenageadas.
A Revista Ceará e Municípios encara esse prêmio com muita seriedade, é o seu projeto de Responsabilidade Social.
Os critérios foram elaborados há 23 anos atrás, por um grupo de assistentes sociais e técnicos da Associação das primeiras Damas( Apdmce) e Asociação dos Prefeitos (Aprece ), que todos os anos também são consultados pela editoria da Revista para indicarem os municipios a serem agraciados.
Ano passado diante da pandemia da Covid-19, não realizamos a solenidade de entrega das Certificações e esse ano , mais uma vez, será feita apenas uma sessão de lforma virtual para que as homenagens não fiquem esquecidas.
A parceria dos municipios sempre é fundamental não somente respondendo ao questionário de avaliação, como na concretização da Revista especial que é lançada com as ações de cada cidade, dando assim, transparência nas escolhas.
Este ano a Revista traz na capa o governador Camilo Santana, o grande homenageado , que comanda com muita dedicação e zelo a pandemia em todo o Estado, inclusive na condução da vacinação e criação de uma vacina pela UECE bem como, o secretário de Saúde do Estado Dr Carlos Alberto Rodrigues Martins e a primeira dama Onélia Santana que ampliou o atendimento às crianças do programa Mais Infância Ceará ; a presidente da APDMCE, Sonia Fortaleza, e o Presidente da Aprece, Dr Júnior Castro que estão apoiando nas ações do Programa Estadual Vacina Solidária nos municipios; a presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde- Cosems , Sayonara Cidade, na condução das ações de organização dos municipios para recebimento das vacinas onde contou também com o apoio do Unicef e Movimento das Mulheres do Brasil. O presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante também tem seus esforços reconhecidos na luta e enfrentamento ao Covid- 19, com a doação de capacetes e respiradores artificiais e o Presidente da Assembleia Legislativa, deputado Evandro Leitão que comandou a aprovação de várias leis de enfrentamento ao Covid, criou o Núcleo de Saúde Mental e o Pacto contra o Coronavirus.
Também receberão Certificados de Boas Práticas de Gestão no período da pandemia, os municipios que responderam ao questionário de avaliação de ações : Fortaleza, Sobral, Redenção, Aquiraz, Eusébio, Maracanaú, Maranguape, Tauá, Quiterianópolis, Quixadá,Senador Pompeu, Marco, Hidrolândia, Várzea Alegre, Canindé, Camocim, São Benedito, Guaramiranga, Aracoiaba, Caucaia, Ipueiras, Acopiara., Cedro.
Esperamos dessa forma, estarmos contribuindo e incentivando as boas práticas de gestão na saúde e assistência social do Estado especialmente no período da pandemia.
Silvana Ximenes Gomes Frota
Editora da Revista Ceará e Municipios e Criadora do Prêmio Boas Práticas de Gestão
@silvanafrota