BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NA SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL NAS CIDADES E INSTITUIÇÕES SÃO RECONHECIDAS.
A Revista Cearâ e Municípios quer compartilhar com municípios , instituições e com a sociedade de um modo geral, as ” Boas Práticas de Gestão na Saúde e na Assistência Social”, implantadas no período da pandemia do novo coronavirus, tendo como norte o período de março/2020 a junho 2021. Nesse sentido, o projeto tem como objetivo pesquisar, identificar , reconhecer e divulgar as melhores práticas . Para tanto, foram encaminhados aos municípios, um questionário de avaliação com indagações que ajudam a esclarecer e a formar um conjunto de informações , que balizam as escolhas, explica a jornalista Silvana Frota, idealizadora do projeto .
Trabalhamos com municípios há mais de 30 anos e há 22 anos criamos essa comenda, para inicialmente, reconhecer o trabalho das secretarias de Assistência Social, dada a importância das ações executadas , voltadas para a população em estado de vulnerabilidade social, entre crianças, adolescentes, mulheres e idosos, portadores de necessidades especiais , que são prioritários dentro do SUAS- Sistema Único da Assistência Social. Noventa por cento dos critérios de avaliação levam em conta os programas executados pelo SUAS e as inovações introduzidas, diz a jornalista.
Através destes questionários descobrimos projetos exitosos, experiências que deram certo e que acabaram sendo copiadas por outras cidades, isso nos deu estímulo para continuarmos no processo de escolha. Além disso, era um segmento que não tinha reconhecimento do seu trabalho, informou. A socialização dessas boas práticas se dá com a publicização dos fatos, através da edição de uma Revista Especial e de uma solenidade de Certificação.
Os Melhores Programas de Assistência Social do Estado do Ceará, virou um evento de grande repercussão estadual, e que todos os anos conta com a participação de prefeitos, primeiras damas, secretários de assistência social , deputados, senadores, vereadores, governador e convidados especiais . Acompanhando a evolução , há cinco anos, os Melhores Programas se transformaram em Boas Práticas de Gestão. Ano passado, o evento não foi realizado devido à pandemia do Covid-19 , e esse ano, será realizado de forma semi- presencial , acrescentando o setor de Saúde : ” Boas Práticas na Saúde e Assistência Social”.
Os municípios estão sendo escolhidos e o anúncio será feito até o dia 10 de junho. Durante esses 22 anos, contamos com o apoio de algumas entidades como a Associação das Primeiras Damas- Apdmce, Conselho de Secretários Municipais de Assistência Social- Coegemas e, este ano, do Conselho Estadual de Secretários Municipais de Saúde,Cosems e Aprece.
INSTITUIÇŌES HOMENAGEADAS
Atraves de uma pesquisa e com a participação de internautas, escolhemos quatro Instituições que serão homenageadas: O Governo do Estado, ( SESA), a UECE, a Escola de Saúde Pública e a FIEC. O governo do Estado pelas diversas iniciativas nas áreas da saúde e assistência social, destacando-se a ampliação do número de leitos de UTI , e os auxílios emergências a diversas categorias; a Escola de Saúde Pública, pelo estudo e do capacete ELMO , a UECE, pela descoberta da vacina da covid e a FIEC , pelo apoio dado no desenvolvimento do capacete Elmo e dos ventiladores mecânicos, via SENAI. O Programa Mais Infância Ceará , criado pela primeira dama do Estado Onélia Santana, receberá o Certificado de Menção Honrosa e o Programa Vacinação Solidária, apoiado pela Apdmce , Aprece e Fecomércio.