A Serra da Ibiapaba e o Turismo. Ceará Terra dos 3 Climas.
Praias, Serra, Sertão. O Ceará é a terra dos três climas e os
Prefeitos devem investir mais no Turismo
Nos dias 13 a 15 de novembro fizemos um tur pela Serra da Ibiapaba.Começamos e nos hospedamos em Ubajara, depois seguimos para Viçosa do Ceará, e, finalmente, para São Benedito. Faltou visitar Guaraciaba e Ipú, que embora faça parte do Roteiro da Ibiapaba, definido pelo Sebrae, não foi incluido no nosso tour.
Em Ubajara, visitamos o Parque Nacional de Ubajara( ainda sem bondinho) , com suas belezas naturais, cachoeiras, trilhas, muito verde, clima entre 28 a 25 graus, chegando a 20 graus a noite e uma variedade de Hóteis.
Em Viçosa, a Suiça cearense, visitamos o Complexo da Igreja do Céu , totalmente requalificado, num espaço onde o acesso pode ser feito pela escadaria do Cristo, subindo 365 degraus, onde é contada a história da paixão de cristo até chegar a Igreja do Céu . O outro acesso é feito de carro, onde fomos recebidos por um cristo de braços abertos . No local existe um bom espaço de contemplação para quem deseja curtir a natureza, um espaço gastronômico e de artesanato com várias lojinhas. Parque infantil, bancos de madeira para descanso. Ali tivemos o prazer de desfrutar da neblina, a famosa serração, numa temperatura que chegou a 20 grau.
Ainda em Viçosa, conhecemos a Casa dos Licores, onde conhecemos um pouco da história do licor e das guloseimas de goma onde fizemos uma generosa degustação e algumas comprinhas na Bodega da Casa , que tem uma variedade de 90 licores. Na segunda- feira, dia 15, o nosso roteiro pela Ibiapaba foi
Visitar a Fazenda Reijers , de plantação de rosas em São Benedito . Ela existe há 20 anos, cultiva mais de 100 variedades em 100 hectares de área e gera emprego para 500 colaboradores . Atualmente a comercialização está toda voltada para o mercado interno, o princial mercado é a cidade de Holambra, em São Paulo. A empresa já faz inclusive o buquê de rosas pronto com 15 itens e sete rosas. ao custo de apenas R$30,00 .Há dois anos a Reijers cultiva outras espécies de plantas como gerberas, suculentas, orquídeas, ergonhas, crisastamos, samambaia , costela de adão calandiva, kactus, etc..Virou um verdadeiro jardim , se reinventou para se manter na crise .
Em São Benedito, faltou visitar o Santuário de Fátima, um complexo modelo e réplica da Igreja de Portugal.